Cultura

Teatros e cineteatros vão ter apoio de 24 milhões de euros do Ministério da Cultura para programação

Evento teste no Campo Pequeno, em Lisboa, em maio de 2021
Evento teste no Campo Pequeno, em Lisboa, em maio de 2021
JOSE SENA GOULAO

Apoios não podem representar mais de 50% do orçamento total de programação. Ministra acredita que medida ajudará a “transformar o panorama da oferta cultural”

Os 81 equipamentos que pertencem à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) vão poder concorrer, a partir de 8 de outubro, a uma linha de financiamento que lhes permitirá obter do Estado central entre 50 mil e 200 mil euros anuais para gastar em programação. Ao todo, de acordo com o jornal “Público”, o Estado disponibiliza um total de 24 milhões de euros para os próximos quatro anos. O pré-aviso do concurso foi publicado, na manhã de quarta-feira, na página da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

O concurso pretende antecipar uma fase crucial da operacionalização desta rede. A ministra da Cultura, Graça Fonseca, acredita ser possível “transformar o panorama da oferta cultural” em Portugal, “aumentando-a, tornando-a mais regular e estendendo-a a todo o país”.

O apoio recebido pela DGArtes não pode representar mais de 50% do seu orçamento total de programação. Graça Fonseca acredita que o objetivo não é que o Estado central substitua outras fontes de financiamento, mas que as complemente. Ao jornal, a ministra esclarece que ,“em certas regiões, será a primeira vez que haverá programação cultural apoiada pelo Estado central”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate