Coronavírus

Há estudantes sem acesso a aulas online durante o isolamento

CC0 Public Domain
CC0 Public Domain

Ministério da Educação diz não ter recebido quaisquer queixas relacionadas com falta de acesso às aulas de alunos confinados. Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas diz que há outras formas para os estudantes manterem o contacto

Nem todas as escolas disponibilizam aulas online para os alunos que estão em isolamento. O responsável da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção, pede que as escolas façam um esforço extra para garantir esse acesso. No entanto, de acordo com o jornal “Público”, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, esclarece que as aulas online não são a única forma de os estudantes acompanharem as matérias.

“O que se espera é que quando um aluno vai para casa em isolamento, não fique desligado”, diz o representante da Confap. “A autonomia é muito bonita, mas é preciso ser responsável e às vezes parece existir alguma dificuldade [por parte das escolas] em fazer um esforço adicional. Esta situação [de necessidade de isolamento] é um constrangimento, claro, mas há que minimizar o impacto”, esclarece.

Filinto Lima sublinha que “cada escola tem, por causa da pandemia, o seu plano de ensino à distância”. E ele “não se resume às aulas online”. “Está-se a cair muito no erro de pensar que se o computador estiver virado para o quadro e o professor a escrever aí a matéria, esse é o único método, o salvador da pátria”, acrescenta. “O ensino à distância é muito redutor, mas se a escola tiver o computador virado para o quadro, os pais ficam mais satisfeitos, quando deviam dar mais valor à plataforma Classroom, às aulas assíncronas, que podem ser gravadas, e a outros métodos recomendados pelos professores”.

O Ministério da Educação diz não ter recebido qualquer queixa relacionada com a falta de acesso às aulas, mas lembra que as escolas devem dar resposta aos alunos que se encontrem em isolamento, de acordo com os planos que estabeleceram para o efeito no âmbito da pandemia.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate