Coronavírus

Covid-19. França vai enviar quatro profissionais de saúde para os cuidados intensivos do Hospital Garcia de Orta

Covid-19. França vai enviar quatro profissionais de saúde para os cuidados intensivos do Hospital Garcia de Orta

França vai enviar uma médica urgentista especializada em cuidados intensivos, duas enfermeiras anestesistas e uma enfermeira lusófona. Colaboração arranca a partir de 15 de Fevereiro, por um período inicial de 15 dias

Numa nota enviada às redações, a embaixada de França em Portugal anunciou que o Governo português “aceitou a proposta de colaboração” do Executivo francês para apoiar a resposta à crise sanitária. A ajuda, num "momento crítico", acontece no âmbito da "solidariedade europeia natural", explica aquela entidade.

França vai enviar quatro profissionais de saúde, nomeadamente médica urgentista especializada em cuidados intensivos, duas enfermeiras anestesistas e uma enfermeira lusófona.

Estes profissionais vão juntar-se à Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Garcia de Orta, em Almada, a partir de 15 de Fevereiro, por um período inicial de 15 dias.

"A situação sanitária em Portugal levou a um conjunto de reações de solidariedade por parte de vários parceiros europeus", pode ler-se na nota da embaixada francesa enviada às redações. "A ajuda da França, que mantém com Portugal relações estreitas e de amizade, inscreve-se no âmbito desta solidariedade europeia natural, face a um vírus que só será eficazmente derrotado por meio da cooperação e da unidade internacional."

O texto daquela embaixada reconhece também que França "foi objeto de iniciativas de solidariedade durante a primeira vaga do vírus na primavera passada", beneficiando da ajuda de vizinhos europeus, que receberam doentes. "Da mesma forma, França oferece agora apoio a um parceiro europeu que atravessa um momento crítico e mantém-se atenta às suas possíveis necessidades".

E finaliza: "A Embaixada de França em Portugal saúda igualmente a mobilização de antigos médicos e enfermeiros franceses, que vivem em Portugal, e que se juntaram às equipas de voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate