Coronavírus

CNE indica que idosos podem sair dos lares para votar e não precisam de cumprir quarentena

CNE indica que idosos podem sair dos lares para votar e não precisam de cumprir quarentena
Christian Hartmann

O Conselho Nacional Eleitoral enviou um e-mail às juntas de freguesia com a indicação de que os idosos que vivem nos lares não precisam de fazer quarentena depois da deslocação até à mesa de voto, caso a viagem seja “assegurada de modo a garantir que não são assumidos comportamentos de risco”

As juntas de freguesia receberam nos últimos dias um e-mail do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) com indicações sobre as votações das próximas eleições presidenciais, pedindo às respetivas juntas para informarem os idosos sobre "o direito de sufrágio sem carecer de quarentena ou outras medidas", caso a deslocação até às mesas de voto seja "assegurada de modo a garantir que não são assumidos comportamentos de risco".

Segundo o "Público", o CNE decidiu que "estes eleitores têm prioridade sobre os demais", considerando também "que as deslocações sejam concertadas por intermédio das juntas para coincidirem com momentos de menor afluência".

Do lado das associações surgem dúvidas e comparações entre o voto e a época de Natal. "Se não podemos deixar os residentes sair para comerem a ceia de Natal, podemos deixá-los sair para ir votar", questionou Rui Fontes, presidente da Associação Amigos de Idade Maior.

Já Teresa Martins, investigadora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar sobre participação cívica e política na velhice, sugere a criação de um regime especial que leve as mesas de voto aos lares, à semelhança daquilo que acontece nos hospitais e nas prisões. "As pessoas inscreviam-se e as entidades competentes iriam aos lares com a listagem de inscritos", explicou.

No entanto, "não há legislação nesse sentido", alertou o CNE, acrescentando que "se as juntas e os lares arranjarem maneira de transportar as pessoas em condições de segurança, não há razões para não votarem".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate