Portugal pode voltar em breve para a lista negra do Reino Unido, escreve imprensa britânica

Notícias citam especialistas em viagens, que alertam para o número crescente de novos infetados. Itália corre o mesmo risco
Notícias citam especialistas em viagens, que alertam para o número crescente de novos infetados. Itália corre o mesmo risco
Portugal corre o risco de voltar ser removido pelo Reino Unido da lista de países seguros, o que pode acontecer muito em breve, escreve este sábado a imprensa britânica, citando especialistas. O aumento do número diário de casos é a justificação, podendo acontecer o mesmo a Itália.
Depois de uma longa espera, Portugal integrou o corredor seguro para viagens apenas na semana passada, quando deixou de ser obrigatório o cumprimento de quaretena para quem regresse do território. No entanto, para o especialista em viagens Paul Charles, citado pelo “Mirror”, Portugal apresenta de novo números pouco animadores, com 16,4 casos por 100.000 habitantes.
O Reino Unido considera a imposição de quarentena quando a taxa de infeção de um país excede 20 casos por 100.000 pessoas, em sete dias.
Em Portugal, também o coordenador do gabinete de crise covid-19 da Ordem dos Médicos (OM) deixou esta sexta-feira um alerta para a degradação da situação epidemiológica no país e para as possíveis consequências dessa situação a nível económico.
"Demorámos tempo demais a ganhar o corredor turístico seguro para o Reino Unido e, como não maximizámos a capacidade de eliminar as cadeias de transmissão na comunidade, arriscamos voltar a perder o corredor", afirmou Filipe Froes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt