
Mais de 130 crianças nasceram no país de mães com infetadas, mas só uma bebé foi contagiada durante a gravidez
Mais de 130 crianças nasceram no país de mães com infetadas, mas só uma bebé foi contagiada durante a gravidez
Jornalista
A primeira criança em Portugal a ter sido infetada durante a gravidez nasceu há cerca de 15 dias no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. A menina nasceu prematura com 34 semanas e dois dias e apresentava sintomas graves associados à covid-19, nomeadamente pneumonia e falta de ar, tendo sido ventilada e internada nos cuidados intensivos, onde ainda se encontra. Embora esteja a recuperar, continua a testar positivo para a presença do vírus SARS CoV-2. A mãe também está internada.
Em todo o mundo não se conhecem mais de uma dezena de casos de transmissão in utero do novo coronavírus. O caso português, que está a ser acompanhado pelo Instituto Ricardo Jorge, será em breve publicado numa revista internacional da especialidade. “Temos provas de que houve transmissão vertical congénita in utero, através de uma amostra de sangue retirada da criança, muito pouco tempo após o nascimento”, explicou ao Expresso Rita Perez, médica e presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, de que faz parte o São Francisco Xavier.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.
Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt