
Episódio 6: as regras de sinalização para carros elétricos
Os carros elétricos trazem benefícios, mas também algumas obrigações e regras que não devemos perder de vista
Os carros elétricos trazem benefícios, mas também algumas obrigações e regras que não devemos perder de vista
Vivemos em plena era da mobilidade sustentável! O preço dos combustíveis fósseis continua a aumentar a cada dia que passa e os carros elétricos conquistam novos adeptos e força no mercado. São cada vez mais os locais onde é possível carregar o automóvel, contribuindo para desmistificar a ideia de que os 100% elétricos estão mais vocacionados para quem tem a possibilidade de instalar um ponto de carregamento em casa ou para os que pretendem apenas realizar trajetos curtos.
Quando viajamos pelo país, e chega a altura de carregar as baterias do nosso automóvel elétrico, existem algumas regras que devemos respeitar para garantir que todos os condutores têm espaço e tempo para carregar.
Um posto de carregamento não é um lugar de estacionamento e a legislação mais recente prevê fiscalização e penalizações para todos os que não respeitem os princípios cívicos de cortesia. Se a autonomia está reposta devemos retirar o mais rapidamente possível o nosso automóvel.
A sinalização vertical no local deve indicar “em carga” para garantir que apenas os carros que se encontram estacionados no local reservado para acesso ao ponto de carregamento estão efetivamente a carregar e permite às autoridades competentes atuar caso seja necessário. As multas para automóveis que ocupem o lugar de estacionamento reservado a carros elétricos de forma indevida variam entre os €60 e os €300 euros.
Desde o mês de julho de 2020 que o carregamento de carros elétricos passou a ser pago. Para pagar, o utilizador é agora obrigado a ter um contrato com um comercializador de eletricidade para a mobilidade. Com o cartão é possível utilizar todos os postos de carregamento de acesso público, sejam eles de carga normal ou carga rápida. Os pontos de carga são geridos por operadores de carregamento.
O dístico azul é gratuito e pode ser pedido online. Serve para identificar os automóveis elétricos e garantir que a utilização do posto de carga está correta. No site da UVE – Associação de Veículos Elétricos – pode fazer o download do documento.
No site do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes – encontra a informação sobre a documentação que irá necessitar e o valor a pagar.
São várias as cidades que têm incentivado o desenvolvimento da mobilidade elétrica através da isenção ou redução dos valores de parquímetro, como é o caso de Lisboa, onde os carros 100% elétricos não pagam estacionamento nos lugares determinados pela Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), desde que possuam um Dístico Verde (com um custo de €12 anuais). Existe também em Beja, Funchal, Loures, Guimarães, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Setúbal ou Vila Real. No caso do Porto há um desconto de 15% para carros elétricos nas avenças nos parques de estacionamento municipal de automóveis ligeiros.
Saiba mais sobre mobilidade sustentável e acompanhe este projeto aqui no site do Expresso e na SIC Notícias.
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