Estes tintos transmontanos são perfeitos para os dias frios
É uma das regiões portuguesas onde um bom copo de vinho mais aconchega o agreste frio de inverno. De Trás-os-Montes para todo o país conheça algumas referências que ajudam a enfrentar as baixas temperaturas.
Luís Portugal, “O Orgulhoso Transmontano” chef e proprietário da Tasca Zé Tuga, em Bragança, sugere oito vinhos tintos ideais para enfrentar as baixas temperaturas.
Quinta de Arcossó Bago a Bago 2015
Vinhas Velhas Mogadouro Grande Reserva 2015
Alto do Joa 2016
Ninho da Pita Grande Reserva 2018
Palmeirim de Inglaterra Reserva 2015
Quinta da Bulfata Touriga Nacional Reserva 2017
Quinta das Corriças Tinta Amarela 2016
Valle Pradinhos Grande Reserva 2015
Sobre a Tasca Zé Tuga (Rua da Igreja, 66, Bragança. Tel. 273381358), refere o guia Boa Cama Boa Mesa 2021: Luís Portugal, que se assume como “O Orgulhoso Transmontano”, apresenta uma nova ementa com um menu de degustação capaz de surpreender. Chama-se Domus e inclui corneto de sapateira, argola de alheira, trufa de butelo e casulas e um falso ovo. Seguem-se carabineiros curados e albardados, bife tártaro, cogumelos, abóbora, polvo, bacalhau, perdiz, vitela e termina-se com chocolate. Na carta, acrescentaram-se o lombinho de vitela, as cenouras assadas e a falsa batata, e, ainda, o javali no pote e o seu guisadinho.
Este texto foi adaptado do Guia de Vinhos oferecido pelo Expresso, com produção Boa Cama Boa Mesa, sábado, dia 9 de outubro de 2021.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes