Champanhe? Em Portugal as vitórias celebram-se com espumante
Seja festejar uma conquista ou suportar a derrota, um bom espumante português é sempre uma excelente opção, garantem os especialistas.
Seja festejar uma conquista ou suportar a derrota, um bom espumante português é sempre uma excelente opção, garantem os especialistas.
Tal como as propostas políticas, também os espumantes não são todos iguais. Ainda antes de optar por uma das sugestões de Agostinho Peixoto, proprietário da Espumanteria, a única loja especializada em espumantes do país, situada em Braga, decifre as várias categorias dos espumantes portugueses.
Normal: composto por vinho de reserva e de anos diferentes.
Millésime: feito a partir de um só ano, cuja colheita é muito especial, para preservar precisamente essa particularidade.
Rosé: elaborado com uvas tintas, submetidas: à prensagem direta, por forma a extrair a cor que pretende; à maceração curta, entre o mosto e as películas; ou ao corte (assemblage), que consiste na mistura de vinhos tintos e brancos, muito comum na feitura de espumantes.
Blanc de Blancs: feito exclusivamente a partir de castas brancas.
Blanc de Noirs: produzido apenas a partir de variedades de uvas tintas, não tendo estas sido submetidas a maceração (contacto entre as películas e o mosto).
Monocru: obtido a partir de variedades de uva provenientes de uma única sub-região.
Descobrir o mundo maravilhoso dos espumantes portugueses
“Portugal tem qualidades únicas para produzir grandes vinhos espumantes alicerçado em diversos terroirs e oferece uma vasta panóplia de sabores que variam com as castas, o local de produção, a sapiência do viticultor/produtor e a criatividade do enólogo”, esclarece Agostinho Peixoto. O proprietário da Espumanteria Portuguesa garante apreciar “um bom espumante português seja qual for a casta e região de origem, mas o que me faz mesmo feliz é provar (e beber) espumantes portugueses de nível mundial elaborados com castas portuguesas”. Desde 2015 a “evangelizar” Portugal para os espumantes através da única loja especializada em espumantes portugueses, Agostinho Peixoto escolhe seis produções que retratam “a minha admiração pelos espumantes e pelo trabalho destes enólogos”.
QM Velha Reserva
Enólogo: Jorge Sousa Pinto
Região: Vinhos Verdes
Vértice Gouveio
Enólogo: Celso Pereira
Região: Douro
Murganheira Grande Reserva
Enólogo: Marta Lourenço
Região: Távora-Varosa
Vinha dos Amores
Enólogo: Osvaldo Amado
Região: Dão
Aliança Grande Reserva
Enólogo: Francisco Antunes
Região: Bairrada
Hibernus Grande Cuvée Millesime
Enólogo: José Carvalheira
Região: Bairrada
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt