“Caminhos com História”, praias fluviais e um baloiço panorâmico no topo de Braga
A Rede de Percursos Pedestres tem cerca de 280 km de trilhos, que percorrem todo o concelho de Braga. Inspirados pelas tonalidades do inverno há muito para descobrir e ver, como o novo baloiço panorâmico dos Esporões.
“A Cidade e a Natureza”, “Caminhos com História”, “Rios” e “Montes e Vales” são os quatro temas principais que unem a Rede de Percursos Pedestres de Braga, uma iniciativa da autarquia, que disponibiliza cerca de 280 km de caminhos pela natureza. Com as cores de inverno a marcarem por estes dias a paisagem minhota, uma das formas de realizar o primeiro contacto com esta rede é através da app“Braga Explorer” (disponível para IOS e Android), através da qual “vai descobrir cenários mais pitorescos, as paisagens mais marcantes, fascinantes elementos históricos e as mais interessantes lendas e tradições”, explica a Câmara Municipal.
Adequados a caminhantes desportivos ou para quem apenas pretende fazer um passeio de contemplação e descoberta, as opções são diversas, destacando-se o Trilho de Santa Marta das Cortiças, onde vai encontrar o Baloiço dos Esporões, antes de chegar ao miradouro da capela. A partir deste baloiço panorâmico, inaugurado no último verão, observa-se a cidade ao longe, e até se consegue avistar o mar… Garante-se, por aqui, que este é o ponto mais alto de Braga. Ainda dentro da temática “Montes e Vales” pode percorrer avançar para a Grande Rota da Serra dos Picos, com 31,2 km e passagem pelo Monte da Pena e pela Cascata de Portuguediz. Existe um trilho mais curto para uma viagem menos exigente, mas que permite apreciar a paisagem junto às margens do rio Febras, que alimentava as dezenas de moinhos que ali funcionavam.
Para um passeio com as crianças, a Quinta Pedagógica de Braga, junto à Capela de São Frutuoso, pode ser uma excelente opção. Existe um lago, animais e todos podem saber mais sobre os usos e costumes minhotos. O calendário de atividades inclui ações que valorizam as tradições locais. Caso prefrira ficar pela cidade, o Parque da Ponte é um dos espaços verdes mais procurados. Aqui, além de aproveitar para relaxar e passear, existe um parque infantil e um anfiteatro natural. Espreite a capela de São João, datada de 1616.
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Se optar pela temática “Caminhos com História”, uma das possibilidades é seguir o Trilho Entre Braga e o Cávado, com uma extensão de 18,3 km e convida a descobrir a seiscentista Ponte do Prado, que se distingue pelos nove arcos desiguais redondos e quebrados. Tem um parque de merendas e uma praia fluvial (Faial) para poder desfrutar da natureza envolvente. Marque na agenda e, quando os dias quentes voltarem, saiba que no concelho de Braga encontra outras zonas de lazer junto aos cursos de água, como as praias fluviais de Adaúfe, Merelim S. Paio, Navarra ou Cavadinhos. Em Palmeira, a Área de Lazer da Ponte do Bico é um local também muito procurado.
Braga é também um local de peregrinação rumo a Santiago. O Caminho de Torres, que une a cidade espanhola de Salamanca a Santiago de Compostela tem passagem pelo centro da cidade, nomeadamente, pela Sé, a mais antiga do país. De Braga até Ponte de Lima são cerca de 40 km de inspiradora paisagem minhota. Incontornável, nesta viagem, é o Bom Jesus do Monte, com a sua imensa escadaria e uma zona verde de descanso e lazer. Como afirma o santuário: “Aqui, onde arte obtém um casamento perfeito com a natureza, a humanidade atinge a sua plenitude”. A partir do Trilho dos Dois Montes, com 6,8 km pode usufruir do ambiente espiritual deste local.