Montanhas mágicas e cascatas para explorar em Sever do Vouga
Sever do Vouga
Turismo Centro de Portugal
Os rios Vouga, Bom e Mau, Lordelo, Gresso, Fílveda e Alfusqueiro, mas também algumas das mais belas cascatas do país, podem ser a melhor companhia para este verão. Sever do Vouga é também o ponto de partida para descobrir os encantos das Montanhas Mágicas
Em Sever do Vouga, município localizado a meia hora de Aveiro, encontra a melhor companhia de verão: os rios Vouga, Bom e Mau, Lordelo, Gresso, Fílveda e Alfusqueiro, mas também algumas das mais belas cascatas do país. Ponto de partida para explorar os encantos das Montanhas Mágicas, que abrangem as serras da Freita, Arada e Arestal, o território oferece ainda miradouros e um rico património megalítico. No vale do Vouga, a Ecopista que resulta da recuperação da antiga linha ferroviária, deu a conhecer diversos pontos interesse turístico, da bonita Ponte do Poço de Santiago à estação de Paradela. A Grande Rota das Montanhas Mágicas, que celebrou recentemente um ano de existência, é um verdadeiro mapa de tesouros.
Cascata da Cabreia
DR
Quedas de água selvagens Rume à cascata da Cabreia, no Parque de Lazer homónimo. Formada pelo rio Mau, depois de cair de uma altura de 25 metros, cria uma pequena lagoa para ir a banhos ou simplesmente contemplar. Passe o dia no local que conta com o apoio de WC’s e mesas para piqueniques. Fica em Silva Escura, localidade onde um miradouro deixa avistar a costa de Aveiro. Também a Cascata da Frágua da Pena, ou Cascata da Fílveda (Dornelas), precipita-se do alto de mais de 40 metros em sucessivas quedas de água. Para lá chegar, percorre um pequeno caminho irregular. As águas são ladeadas por uma escadaria, do topo à base.
Praia fluvial da Quinta do Barco
DR
Praia fluvial da Quinta do Barco Nas margens do rio Vouga, perto de Paradela, explore esta praia rodeada de vegetação frondosa, onde uma piscina flutuante garante mergulhos divertidos em família. Dotada de Bandeira de Mobilidade- Praia Acessível, Bandeira Qualidade de Oiro de 2023 e Bandeira Azul, aqui pode também pode alugar uma canoa para passear pelo no leito do rio Vouga ou agendar previamente uma atividade de natureza. Aproveite o bar e esplanada no local ou tome um refresco e alugue uma bicicleta na Gare Paradela, outrora estação de comboios. Ponto oficial de bookcrossing em parceria com a Biblioteca Municipal, aproveite a companhia de um livro neste cenário.
Trilhos pelos bosques, minas e socalcos de mirtilos Do Parque de Lazer da Cabreia segue o trilho da Cascata da Cabreia. Alojado no Moleiro da Costa Má Bio Resort, todos os dias toma um banho refrescante na cascata. Aí começam os trilhos das minas Braçal e Malhada, mais antigo complexo mineiro de concessão portuguesa. Da bonita aldeia de Couto Esteves, pelo Trilho dos Amiais, vê mirtilos plantados nos socalcos da serra do Arestal, e, em Amiais, a ribeira, os espigueiros e moinhos de água.
Ecopista junto da Antiga Estação da Paradela
DR
Do Vouga ao Dão, de BTT por estações e apeadeiros Percorra a antiga linha do Vouga em BTT. Da estação Sernada do Vouga segue o rio, cruza a Ponte de Poço de S. Tiago, Oliveira de Frades e a ponte romana de Vouzela. Pelos túneis chega à Bodiosa e depois Viseu. Já na Ecopista do Dão, ruma a Santa Comba Dão e conhece a locomotiva a vapor no ecomuseu de Torredeita. A sul: enormes medronheiros e a ponte do Granjal sobre a albufeira da Aguieira.
Caminhar ou pedalar sobre a antiga via-férrea Do traçado da ciclovia, que ocupa a antiga via-férrea, onde outrora passava o comboio a vapor “Vouguinha”, olhe a paisagem deslumbrante a partir da Ponte do Poço de Santiago, datada de 1913. É um dos miradouros da Sever do Vouga, com 28,5 metros de altura, considerada a ponte mais alta em alvenaria da Península Ibérica. Aprecie outros miradouros da região: Volta da Barca, Nossa Senhora da Penha e Santa Maria da Serra.
Sever do Vouga
Aventuras na serra Diversos testemunhos da passagem do tempo encontram-se ao percorrer este território. Parta à descoberta num passeio por caminhos de fácil acesso ou aventure-se pela serra ao encontro de misteriosas antas e antigas minas. Chumbo, zinco e prata foram extraídos do subsolo fértil nestas minas, que laboraram de 1836 até à década de 60, sob a força de cerca de mil trabalhadores. Para as conhecer, siga até ao agradável Parque das Minas do Braçal e visite a emblemática estrutura, atualmente em ruínas. O dólmen mais emblemático de Sever do Vouga, a Pedra da Moura ou Anta da Cerqueira data de há cerca de cinco mil anos. Localizada em plena serra do Arestal, integra uma necrópole, onde se contam mais 12 túmulos. Pode encontrá-lo na localidade de Cerqueira, em Couto Esteves, percorrendo um caminho de acesso fácil.
Onde comer e dormir: Com uma cozinha que cruza os sabores da serra, do rio e do mar, em Sever do Vouga os pratos tradicionais ainda se confecionam em forno a lenha, como a vitela e o cabrito assados. Para começar há peixinhos do rio em escabeche. Para terminar, bateiras e barquinhas do Vouga e queijadinhas de mirtilo.
Cantinho da Eira Junto à aldeia dos Amiais,este restaurante típico só funciona por reserva com antecedência mínima de 24 horas, para preparar os assados em forno a lenha (tel. 966607753).
Moleiro da Costa Má Um bio resort onde a ligação à natureza é uma constante. Relaxe, desfrute do silêncio e banhe-se na cascata localizada nas imediações do alojamento (tel. 910596961).
Encosta dos Túneis Acomode-se nos atuais cinco quartos, quatro suítes e quatro villas e anseie pelo pequeno-almoço, rico em produtos da quinta (Tel. 967054771)
Encosta dos Túneis
Este artigo foi originalmente publicado no Guia Verão - Centro, oferecido pelo Expresso em 16 de junho de 2023