Grátis com o Expresso: 10 destinos no Algarve longe das multidões
Percurso do Lagoão
Turismo do Algarve
No barrocal ou na montanha, mas também com o mar à vista, saiba para onde fugir no Algarve. Esta sexta-feira, 7 de julho, grátis com o Expresso, o quinto guia dedicado ao verão dá a conhecer 10 destinos algarvios para “fugir das multidões”
O quinto Guia de Verão Expresso oferecido esta sexta-feira, dia 7 de julho, o Algarve é a região em destaque. Esta semana fique conhecer estes 10 destinos, ainda longe das multidões: Bordeira, Budens, Estômbar, Monchique, São Marcos da Serra, Paderne, Benafim, São Brás de Alportel, Moncarapacho e Odeleite.
Chaminé Algarvia em São Marcos da Serra
Começar a viagem em São Marcos da Serra
Pequena freguesia rural do concelho de Silves, a vila de São Marcos da Serra é abraçada de várias formas. Fica situada entre províncias, Baixo Alentejo e Algarve, e entre serras, Monchique e Caldeirão. Caracteriza-se por ruas com casas brancas com quintais que seguem o relevo do solo. A partir do adro da igreja do século XVI, tem uma panorâmica sobre o vale da ribeira de Odelouca, principal afluente do rio Arade, que serpenteia todo o flanco oriental do povoado. Especialmente nos dias de verão, aprecia-se a frescura propiciada pelas fontes, localizadas nas duas entradas principais da vila. Descubra este outro Algarve de retiros de tranquilidade, lugar de pastores de ovelhas churras, e do medronho.
Caminhar pelas margens de Odelouca
Contorne o curso da ribeira de Odelouca, ao redor de São Marcos da Serra, entre pomares e vegetação ribeirinha. Passe zonas de cultivo e montado da várzea, cercadas por bosques de sobreiros e medronheiros, que se estendem pelas encostas. Aviste papa-figos, guarda-rios, coelhos, rãs-verdes e relas. No Lagoão, perto da vila, a várzea forma uma extensa área alagada, com vista para a ribeira. O percurso atravessa São Marcos da Serra, onde merece visita a igreja matriz e observação atenta a encantadora chaminé algarvia do século XVII, que é símbolo de uma região.
São Marcos da Serra
DR
Dormir numa carruagem e aprender macramé
Para fazer um retiro de ioga, mas sobretudo para ficar alojado num espaço de tranquilidade, com piscina infinita e diversas propostas originais para pernoitar, escolha a Casa Perspectiva (tel. +32474300026). Além dos quartos mais convencionais, há cabines e uma carruagem. Os anfitriões propõem diversas atividades aos hóspedes como workshops de macramé da Florie Dupont ou provas de vinho. Já as refeições podem ser preparadas a partir de ingredientes biológicos provenientes da horta própria.
70 destinos para onde fugir este verão, divididos por sete regiões, são detalhados nesta coleção de guias produzido pelo Boa Cama Boa Mesa.
Todas as sextas-feiras, até dia 21 de julho, com o jornal Expresso, os sete guias percorrem as várias regiões turísticas do país para usufruir do verão longe das multidões.