No Centro de Portugal há um museu sem paredes com a arte na paisagem
O projeto chama-se MEP - Experimenta Paisagem e tem cinco obras de arte espalhadas em dois trilhos de natureza nos concelhos de Idanha-a-Nova, Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova e Pedrógão Grande. Um verdadeiro museu sem paredes para descobrir no Centro de Portugal
É anunciado como um museu sem paredes e ao ar livre. De facto, as obras de arte estão em plena natureza, quer em escarpas rochosas, quer nas margens de rios ou espalhadas pelas árvores da floresta. O projeto MEP - Experimenta Paisagem mostra-se através de cinco obras, de acesso livre, que pretendem contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentável do Interior. Para contemplar e se surpreender, basta apenas calçado confortável e vontade de partir à descoberta.
Museu Experimenta Paisagem
O MEP é um projecto coordenado pela MAG – Marques de Aguiar, escritório do Porto com 25 anos de prática desenvolvidos a partir do legado do arquiteto e urbanista Manuel Marques de Aguiar. Os programas e o espólio do MEP promovem o encontro com a cultura das pessoas dos lugares por meio de obras de arte contemporâneas na paisagem, de trilhos, de roteiros e de momentos de conversa e festa que comunicam o património partilhado com habitantes, interessados e visitantes.
Museu Experimenta Paisagem
Até 2026, decorre o “Landscape Together”, um projeto europeu financiado pelo Creative Europe, uma viagem que pretende criar um diálogo entre património e arte contemporânea no coração de Portugal rural. Com 17 parceiros internacionais, desenvolve as várias áreas do museu, com a criação de 2 novas obras de arte, investigação académica sobre a região e mediação cultural com novos programas educativos e eventos.
Museu Experimenta Paisagem
As primeiras 3 obras de arte do MEP, inauguradas em 2020, constituem o Roteiro Cortiçada Art Fest foram criadas pelo colectivo MAG – Marta Aguiar e Mariana Costa, com Sofia Marques de Aguiar, num intenso processo de envolvimento das comunidades iniciado em 2019. Surgiram assim as obras Moongate em Oleiros, Farol dos Ventos em Proença-a-Nova e Véu na Sertã. Em 2021 inauguraram-se mais duas obras de arte permanente na paisagem de Proença-a-Nova. Menina dos Medos em Sobral Fernando e Magma Cellar em Cunqueiros integram o roteiro nas Linhas de Água.
Museu Experimenta Paisagem
Em 2026 o MEP integrará 7 obras de arte na paisagem e 7 trilhos culturais.As criação e instalação de duas novas obras de arte permanentes será realizada com o método do Experimenta Paisagem, por processos de intensa análise dos lugares e de envolvimento das pessoas que habitam e conhecem os territórios, uma nas Atalaias em Pedrógão Grande pelo escritório KHBT, sediado entre Berlim e Londres, e outra em Salvaterra do Extremo em Idanha-a-Nova pelo estúdio YOKYOK, sediado em Paris. Neste momento, o Museu Experimenta Paisagem integra 5 obras de arte, 2 roteiros culturais e um trilho, que podem ser visitados gratuitamente por todos.
Centro de Portugal... um destino e tanto é uma parceria Boa Cama Boa Mesa com o apoio do Turismo Centro de Portugal, que ao longo do ano dá a conhecer eventos, iniciativas e experiências de âmbito turístico e de lazer.
Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”