A fortaleza, o rio Minho e os sabores da lampreia à prova em Valença
Valença é um dos concelhos mais a norte de Portugal, onde cada rua conta uma história, bem como as muralhas fortificadas que remontam a outras eras e a quando a cidade era a primeira linha de defesa contra as invasões espanholas. Entre património histórico, paisagem natural e tradições à mesa, como a lampreia, são muitos os locais para descobrir. Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio
Sente-se em cada recanto a forte influência da Galiza, não fosse Valença separada desta região espanhola pelo rio Minho. É um dos concelhos mais a norte de Portugal onde cada rua conta uma história, bem como as muralhas fortificadas que remontam a outras eras e a quando a cidade era a primeira linha de defesa contra as invasões espanholas. Hoje, e depois da reconstrução do centro histórico, a cargo do arquiteto Souto Moura, multiplicam-se as lojas de têxteis, com novas invasões espanholas, mas de turistas à procura de bons negócios. Não deixe de percorrer a fortaleza e eternizar o momento com várias fotografias.
Valença
Mergulhar na história
Na Porta do Tempo dos Castelos e Fortalezas do Alto Minho, situada no Paiol de Marte, onde se localiza o Centro de Interpretação dos Castelos e Fortalezas, onde pode viajar no tempo até ao período dos castelos medievais e da fortificações setecentistas do alto Minho. Passe depois pelo Museu Ferroviário, na antiga cocheira de locomotivas da estação fronteiriça, onde encontra carruagens centenárias e locomotivas a vapor, desde uma imponente locomotiva a vapor Beyer Peacock britânica, de 1875, e um salão rolante de fabrico francês, cujo luxo evoca o lendário Expresso do Oriente. Termine o passeio no Museu do Bombeiro Manuel Valdéz Sobral, onde cerca de 4000 peças evocam a história destes Soldados da Paz.
Valença
Provar um “Branco de inverno”
A Quinta Edmun do Val, com uma extensão total de 12 ha, conta com diversas instalações preparadas para as visitas, provas e degustações, entre as quais se encontra uma casa de estilo senhorial do século XVIII, que foi recentemente reabilitada, contendo no seu interior as instalações produtivas da adega. Aqui, mediante marcação, pode provar o Quinta Edmun Do Val Reserva Alvarinho, um vinho muito especial, que pertence o exclusivo e privilegiado grupo dos chamados “vinhos brancos de inverno”.
Valença
Passeios fluviais no rio Minho
Para desfrutar de uma experiência de barco no rio Minho, os municípios de Tui, Valença, Salvaterra e Monção colocam uma pequena embarcação turística à disposição dos interessados, visitantes e turistas para fazer um passeio de barco de aproximadamente 1h00 para apreciar as belas vistas dos centros históricos do Minho, desde o rio, e desfrutar de uma nova experiência na região. A embarcação turística faz duas saídas diárias, aos sábados, domingos e feriados há uma terceira saída. Os interessados podem inscrever-se nas Lojas de turismo dos 4 municípios.
Valença
Ecovias, passadiços pela natureza e Casa na Árvore
Mergulhe na natureza no novo corredor verde, chamado Veigas do Rio Minho, com 5,6 quilómetros, junto ao rio Minho, nas freguesias de Valença, Ganfei e Verdoejo. As Veigas do Rio Minho são um percurso complementar à Ecopista do Rio Minho e pretendem aproximar esta via emblemática ao rio. O percurso começa no Cais, em Valença e segue paralelo ao rio até Verdoejo, com ligação à Ecopista existente. Este percurso criou miradouros privilegiados para Tui na Galiza, com passagem no banco de areia de Arinhos, ilhotas, parque de merendas, cais e Pesqueira dos Frades em Ganfei, parque de merendas, ilhas de Ranhão e do Conguedo, onde também existe um passadiço, e a lagoa do rio Novo em Verdoejo, até à atual Ecopista do Rio Minho. Tem um percurso superior a 20 quilómetros, colado ao Rio Minho, e recupera o traçado da linha férrea até Valença. Foi classificada como a 4ª melhor ecopista da Europa e está inserida na Rede Natura 2000. Na Quinta do Mosteiro de Sanfins, foi criado um circuito interpretativo, com passadiços, uma casa na árvore, pérgulas de leitura, binóculos panorâmicos, observatórios de avifauna, parque infantil e de merendas. Tem ainda pontos de descanso em lagos. O percurso percorre a Igreja Românica, as ruínas, a Capela da Senhora do Loreto, as fontes e o moinho.
Valença
Dormir nos Caminhos de Santiago
Com o Caminho de Santiago, a ribeira de Mira e a Ponte Romana da Pedreira a seus pés, a Quinta do Caminho (Tel. 911091713) é um retiro na Natureza. Com 11 quartos, com vista para os jardins, entre os quais uma camarata com seis camas, pensada para hospedar peregrinos, conta ainda com um jacuzzi exterior, disponível todo o ano mediante reserva, uma piscina e um restaurante. No verão, o bar instala-se à sombra de um secular castanheiro e o banco dos namorados convidaa momentos de contemplação. A partir de €45
Valença
Festival gastronómico “Sabores da Lampreia”
Em São Pedro da Torre, de 15 a 17 de março, este festival é um ponto de encontro de sabores, saberes e apreciadores para comer e degustar a lampreia do rio Minho. A oferta de pratos deste festival junta uma vez mais a tradição e a inovação, com destaque para o Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca. Estas são algumas das variedades emblemáticas que é possível apreciar neste festival, a par de muitas outras novidades. Há séculos que a lampreia é um verdadeiro petisco em Valença, tem tradição, fama e serve-se à mesa como um verdadeiro manjar. Os segredos da preparação, confeção e apresentação tem passado de geração para geração pelas mãos sábias das cozinhas das aldeias que a restauração local recria com arte e inovação.
Até 15 de abril, numa iniciativa da Adriminho, em parceria com o Turismo Porto e Norte, a Câmara Municipal de Valença e a restauração local, vai ser possível provar lampreia à bordalesa, em arroz de lampreia, recheada, assada no forno ou na brasa em 23 restaurantes aderentes. Participam a Adega do João (251839359), o Solar do Bacalhau (251822161), o Coroa Verde (251825759), o Baluarte (251824042) e o Bom Jesus (251822088). Aderem ainda o Limoeiro (251825683), o Fonte D’Ouro (251839393), o Merendola (251822201), o Muralha (913135138), O Campónio (251823458) e o Faz Figuras (251036031).
Valença
Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.