Roteiro de fim de semana

Observar flamingos, passear de barco no Tejo e provar gastronomia e vinhos em Vila Franca de Xira

Varino Liberdade
Varino Liberdade
CM Vila Franca de Xira

A 20 minutos de Lisboa, celebra-se o “Mês do Sável” ao longo de março, com dezenas de restaurantes a servirem receitas deste peixe do rio. Antes ou depois da prova, aventure-se e parta à descoberta deste território ribeirinho. Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio

Às portas de Lisboa, Vila Franca de Xira é um território fortemente marcado pelo rio Tejo, que influencia a geografia, as tradições e a cultura, a par da lezíria. A pé, de bicicleta ou a cavalo, a natureza é a atração maior da região, que ao longo do mês de março celebra a gastronomia através de um produto identitário: o sável, que do rio chega à mesa de dezenas de restaurantes. Acompanha com vinhos produzidos no concelho, que é também marcado pelo receituário de lezíria ribatejana.

Flamingos

Em busca dos flamingos
O EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves (tel. 926458963), em Vila Franca de Xira, integra três zonas húmidas de água doce, num total de 70 hectares. Estas lagoas são muito relevantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação. De modo a garantir a tranquilidade das mesmas e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis três observatórios nas margens das lagoas, diversos pontos de observação camuflados e um centro de interpretação. Além de diversos circuitos e atividades, o EVOA disponibiliza dois tipos de programas diários, um pedestre, nos observatórios da lagoa Principal e da Rasa, e outro de carro elétrico, incluindo as três lagoas - Principal, Rasa, Grande — e a ponta da Erva. A observação tem a duração de 1h30, com o apoio de um guia. Existe ainda a possibilidade de fazer workshops de fotografia de aves com João Morgado, biólogo, fotógrafo e guia de natureza. Entre as dezenas de espécies de aves que podem ser observadas estão os rosados flamingos. Entre maio e setembro é a melhor época para avistar tão famosas aves.

EVOA
CM Vila Franca de Xira

Varino no Tejo
Em Vila Franca de Xira, é também dentro de uma embarcação que se observa a melhor paisagem do rio. De proa redonda, duas velas e 18 metros de comprimento, o barco varino “Liberdade” (Tel. 969022529) navega pelo rio Tejo, com vários pontos de interesse, desde o Mouchão de Alhandra à ponte do Carregado, ou em direção à foz, com paragens no Parque das Nações e até passagem pelo Terreiro do Paço. O barco está transformado em Núcleo Museológico. Pode consultar AQUI o calendários de visitas e passeios do barco Varino, que se realizam entre março e novembro.

Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra – Vila Franca de Xira
CM Vila Franca de Xira

Passear ao longo do rio
A pé ou de bicicleta, para um piquenique ou um passeio contemplativo da paisagem, Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra – Vila Franca de Xira é obrigatório. Desenvolve-se desde a Casa Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, até às imediações da Fábrica das Palavras. Este espaço, agora com uma arquitetura moderna e vista para o Tejo, era uma antiga fábrica de descasque de arroz. Acolhe atualmente a biblioteca municipal e um centro cultural. Mesmo em frente ao Tejo, o Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra – Vila Franca de Xira oferece belas vistas para o rio enquanto lês um livro ou assistes a um evento. É também com o rio como cenário que se desenvolve Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo. Integra duas tipologias de espaços: Trilhos pedonais e cicláveis, com um total de cerca de 5 km, associados a caminhos e combros de valas de drenagem e de ribeiras que permitem igualmente a circulação de bicicletas, e um enorme Espaço Multifuncional, denominado Praia dos Pescadores, com peças industriais. O parque integra ainda um Centro de Interpretação Ambiental e da Paisagem e um Observatório de Aves.

Passadiço de Lisboa a Vila Franca de Xira
O Percurso Ribeirinho de Loures foi inaugurado em setembro de 2023. Os passadiços ligam as cidades de Lisboa (Parque das Nações), Loures e Vila Franca de Xira, sendo composto por uma pista para bicicletas e um passeio pedonal, entre Santa Iria de Azoia e Bobadela, numa extensão de 6 km. A via tem início na ponte ciclopedonal do Trancão, que foi inaugurada nos finais de julho, e termina às portas do concelho de Vila Franca de Xira. O percurso tem várias zonas de sombra e de descanso, com bancos e pontos de observação de aves.

Sável com açorda de ovas
CM Vila Franca de Xira

Março, Mês do Sável
Manda a tradição e o calendário. A iniciativa “Março, Mês do Sável” junta 32 restaurantes do concelho, sendo expectável que se sirvam mais de 10 mil refeições. Entre o tradicional e sempre muito procurado Sável frito em finas postas com açorda de ovas, vários espaços de restauração oferecem apresentações contemporâneas deste receituário assente na tradição gastronómica varina e avieira, comum nas zonas ribeirinha do Tejo. Em torno desta Campanha de Gastronomia são ainda propostas atividades diversas e descontos em alojamento, lazer e produtos dos parceiros da iniciativa. Estão igualmente agendados, ao longos dos fins de semana de março, diversos showcookings nos mercados Municipais, onde os chefs José Maria Lino e Luís Machado cozinham ao vivo receitas onde o sável é rei. Conheça AQUI o programa completo da iniciativa

À mesa, entre o rio e a lezíria
Para além dos restaurantes associados ao mês do sável, o concelho de Vila Franca de Xira oferece a mais variadas propostas gastronómicas inspiradas no rio e na lezíria, que podem ser provadas em restaurantes referenciados como Cais do Rio, 150 Gramas e O Formo (Vila Franca de Xira), Ninho D’Hamburgo (Calhandriz), Voltar ao Cais (Alhandra) e Morgado Taberna 2017 (Alverca do Ribatejo)

Encostas de Xira
O programa associado à iniciativa “Março, Mês do Sável” prevê provas de vinho na Quinta Municipal de Subserra, onde se centra a produção dos vinhos “Encostas de Xira”, desenvolvidos pelo município e servidos nos restaurantes aderentes. A produção está assente em oito parcelas de vinha de castas brancas (Arinto, Fernão Pires e Moscatel) e de variedades tintas (Castelão, Touriga Nacional, Touriga Franca e Syrah, em meia encosta da Denominação IGP Lisboa. Na Quinta de Subserra existe uma loja para provas todos os dias, entre as 10h00 e as 17h00. Estão também à venda no Posto de Turismo e, entre locais, na garrafeira A Barbearia dos Vinhos, em Vila Franca de Xira.

Encostas de Xira
CM Vila Franca de Xira

Arte equestre
A par da cultura tauromáquica, com destaque para as festas do Colete Encarnado, a arte equestre está bem vincada na cultura e nas tradições do concelho. Aqui, uma dúzia de coudelarias dedicam-se, principalmente, à criação de cavalos “Puro Sangue Lusitano”, o cavalo de sela mais antigo do mundo. Pode usufruir de diversas experiências de turismo equestre nos centros existentes, como a Quinta da Boavista, em São João dos Montes, que além de centro hípico, escola de equitação e um clube do pónei, promove passeios turísticos e batismos a cavalo. A quinta também inclui um parque com animais domésticos, reptilário e suricatas. Outra opção de turismo equestre é a coudelaria Maria Eugénia Casquinha, em Vila Franca de Xira.

Barco Varino

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate