Lourinhã: “É obrigatório visitar o Dino Parque e ver os dinossauros em tamanho real”
Dino Parque da Lourinhã
BCBM
Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita à Lourinhã, guiada por Dora Leal
Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.
Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.
Hoje, faça uma visita à Lourinhã, na região Oeste, guiada por Dora Leal. Proprietária do minimercado Leal e Leal, em Cesaredas, em parceria com a irmã, Nídia Leal, dá continuidade ao trabalho dos pais.
Dora Leal, responsável do Minimercado Leal e Leal, em Cesaredas, no concelho da Lourinhã
BCBM
Na Lourinhã, que local emblemático é obrigatório visitar? Dora Leal - É obrigatório visitar o Dino Parque e ver os dinossauros em tamanho real. É o maior parque temático de dinossauros em Portugal, com mais de 200 modelos de dinossauros e outros animais à escala real, espalhados pelo recinto. Recomendo ainda o Planalto das Cesaredas, muito bonito e parecido com o Gerês. É um território de calcário com cerca de 140 milhões de anos e está integrado no Geoparque Oeste.
Qual a melhor porta para conhecer a cultura, a história e as tradições da região? O Museu da Lourinhã, onde é dado a conhecer o património da região, nomeadamente, os dinossauros. Tem também um polo no Parque dos Dinossauros da Lourinhã, com a exposição “Dinossauros da Lourinhã”.
Cascata no Vale Cornago
CM Lourinhã
Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere? O Percurso Pelo Planalto das Cesaredas que começa na Junta de Freguesia de Reguengo Grande. Tem mais ou menos 12 km, mas não é obrigatório fazê-lo na totalidade. É um percurso certificado.
Miradouro ou baloiço? Onde se pode tirar a melhor selfie? No Vale Cornaga, numa das cascatas que lá se encontram, ou nas pontes romanas sobre o rio Galvão.
Na Lourinhã, qual é o melhor local para estar ao fresco? Na praia da Areia Branca, ou já no concelho de Peniche, no Baleal. A minha preferência, no entanto, vai para a praia do Areal, porque é muito calma e tranquila. Situa-se ao lado da praia da Areia Branca.
Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer? As Festas do Concelho, que foram em junho, de 20 a 24, com muita música, petiscos servidos pelas associações locais, e artesanato.
Praia da Areia Branca
Areal Beach Bar by Chakall
Descreva uma lenda, história ou tradição que todos deviam conhecer? A tradição que todos devem cumprir é provar a Aguardente DOC da Lourinhã, produzida pela Adega Cooperativa. Esta é a única região demarcada em Portugal exclusivamente para a produção de aguardente e uma das três no mundo.
Ponto de encontro: onde conversar e beber um copo? No Areal Beach Bar by Chakall, que se localiza a apenas a 3 km da Lourinhã e na praia. Em alternativa, sugiro o Parque Verde da Cegonha, perto do centro histórico, com muito espaço para os mais novos e esplanada para conversar.
Adega Cooperativa da Lourinhã
BCBM
Que petisco ou receita todos devem provar e onde comer? Os Pastéis de Aguardente da Lourinhã elaborados na Pastelaria Padaria Lourinius. Têm uma base de amêndoa e Aguardente DOC da Lourinhã, que é colocada sobre uma camada de massa quebrada.
Qual o produto da terra que recomenda levar para casa? Os Reguengos, feitos na pastelaria Natinhas do Céu, em Reguengo Grande. São pastéis preparados com a maça reineta desta região, que também é conhecida como maçã reguengueira, menos ácida e mais doce que as comuns.
Reguengos da Pastelaria Natinhas do Céu
CM Lourinhã
Os proprietário das lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.