É Cá da Terra

Castelo Branco: “Na bonita janela do Castelo dos Templários, com vista para a cidade, podem tirar-se boas fotografias”

Castelo dos Templários em Castelo Branco
Castelo dos Templários em Castelo Branco
BCBM

Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita a Castelo Branco guiada por João Vilela

Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.

Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.

Hoje, faça uma visita a Castelo Branco, guiada por João Vilela, responsável pelo Supermercado Avenida, no centro da cidade. Com 61 anos, sempre trabalhou na área da distribuição alimentar, com uma empresa fundada em 1994. Esta loja, de Castelo Branco, tem apenas seis meses, mas José Vilela é proprietário de uma outra, similar, há mais de 20 anos.

João Vilela, responsável pela loja Amanhecer Supermercado Avenida, em Castelo Branco

Em Castelo Branco, que local emblemático é obrigatório visitar?
João Vilela – O Jardim do Paço, junto ao Paço Episcopal, com canteiros labirínticos e várias estátuas espalhadas pelo recinto. O Jardim do Paço está classificado como Monumento Nacional. Recomendo ainda uma visita ao Parque da Cidade.

Qual a melhor porta para entrar na cultura, na história e nas tradições da região?
O Museu Cargaleiro, na zona histórica da cidade. Apesar de ter nascido em Vila Velha de Ródão, é aqui que está o museu. Tem como missão divulgar a Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro. Há também o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, criado para promover o relançamento do Bordado de Castelo Branco. Há vários painéis na Catedral de Manchester, no Reino Unido.

Jardim do Paço Episcopal, em Castelo Branco
BCBM

Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
O Parque do Barrocal, com passadiços e trilhos naturais, um parque infantil e até miradouros. É nas redondezas da cidade. Tem muitas formações geológicas para apreciar ao longo do passeio.

Miradouro ou baloiço? Onde tirar a melhor selfie em Castelo Branco?
No Castelo dos Templários. Existe uma janela bonita com vista sobre a cidade e dá garantidamente uma boa fotografia.

Parque do Barrocal
BCBM

Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
É a Romaria da Nossa Senhora de Mércoles. É na terceira terça-feira após o domingo de Páscoa e é feriado municipal. Há sempre uma festa religiosa, uma procissão, e faz parte da tradição, fazer-se um piquenique junto à capela. Na romaria da Nossa Senhora de Mércoles há a tradição de se servir sardinha assada com feijão frade.

Ponto de encontro: onde conversar e beber um copo em Castelo Branco?
Na zona central de Castelo Branco, há vários bares para isso. O difícil é escolher…

Que petisco ou receita todos devem provar e onde comer?
Não temos nenhum prato tradicional em Castelo Branco, mas o Cabrito assado é servido em quase todos os restaurantes.

Qual o produto da terra que recomenda levar para casa?
O verdadeiro bordado de Castelo Branco, feito de linho e seda natural.

Bordado de Castelo Branco
BCBM

Os proprietários de lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate

É Cá da Terra