É Cá da Terra

Ilha da Madeira: "É obrigatório visitar a Ponta de São Lourenço"

Ponta de São Lourenço
Ponta de São Lourenço
DR

Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita à ilha da Madeira, guiada por José Telo

Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.

Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.

Hoje, faça uma visita à ilha da Madeira guiada por José Telo, responsável pela loja Cesto Cheio, que também integra uma padaria e uma cafetaria. Localizada em Piornais, próximo do Funchal, foi a primeira loja da rede Amanhecer na Madeira, uma parceria iniciada há já 12 anos.

José Telo, responsável pela loja Cesto Cheio, em Piornais, perto do Funchal
Roberto Santos

Na Madeira, que local emblemático é obrigatório visitar?
José Telo - Para mim, e evitando sugerir o habitual, esse local é a Ponta de São Lourenço. É o extremo mais oriental e oferece um cenário único e imponente. Quando está bom tempo, é possível avistar a ilha de Porto Santo.

Qual a melhor porta para entrar na cultura, na história e nas tradições da região?
Aconselho visitar o Museu de Arte Sacra do Funchal, com espólio relacionado com o povoamento da ilha. Quando a Madeira foi descoberta, prevalecia a cultura do açúcar, considerado o ouro branco, e os nobres locais adquiriam arte sacra e formou-se uma bonita coleção.

Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
Sugiro percorrer o trilho entre o pico do Areeiro e o pico Ruivo, na cordilheira central da ilha. Com um grau de dificuldade considerado elevado, o trajeto tem uma extensão de 12 km e percorrê-lo demora cerca de três horas.

Picos da Madeira
DR

Miradouro ou baloiço? Onde tirar a melhor selfie na ilha da Madeira?
Nada melhor do que o Miradouro e Baloiço da Ribeira da Janela, de onde se avista a costa norte da ilha da Madeira, com encostas verdejantes e o azul do mar.

Na ilha, qual o melhor local para estar ao fresco?
Além das várias praias, outra forma de aproveitar o mar é através de um passeio de catamarã com a Seaborn, entre o Funchal e o cabo Girão, parando pelo caminho para mergulhos.

Cabo Girão
DR

Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
O principal evento é a noite de Fim de Ano, mas temos uma festa de grande dimensão, na véspera da Consoada, a “Noite do Mercado”, que decorre no Mercado dos Lavradores. É aqui que se reúnem os madeirenses nesta época festiva.

Descreva uma lenda, história ou tradição local que mereça ser partilhada com os turistas.
É imperdível o famoso Arraial do Bom Jesus da Ponta Delgada, em finais de agosto, que é dos mais antigos da Madeira e decorre junto ao mar. Há festa toda a noite e no dia seguinte decorre a procissão.

Miradouro e Baloiço da Ribeira da Janela
Roberto Santos

Que petisco ou receita todos devem provar e onde comer?
Nada como comer lapas e ovas de espada, o caviar da Madeira, na Doca do Cavacas. As ovas de espada são fritas e temperadas com azeite, vinagre e cebola.

Qual o produto da terra que recomenda levar para casa?
O mais procurado é o bolo de mel, que leva especiarias, mel de cana e frutos desidratados, nozes e amêndoa.

Para aprender uma tradição ou ofício, que atividade aconselha?
Sugiro um workshop para fazer bolo do caco, que é algo típico da Madeira e há várias empresas a organizar. A farinha é amassada e o bolo é cozido numa pedra quente, não no forno.

Os proprietários das lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate

É Cá da Terra