É Cá da Terra

Terras de Bouro: "O miradouro da Pedra Bela é o melhor local para uma selfie"

Miradouro da Pedra Bela
Miradouro da Pedra Bela
Alexandre Ribeiro

Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita a Terras de Bouro, no Gerês, guiada por Valter Capela

Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.

Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.

Hoje, faça uma visita a Terras de Bouro, no Gerês, guiada por Valter Capela. Licenciado em Sociologia, Valter Capela, de 38 anos, trabalhou com os pais na área da restauração antes de assumir a gestão do Supermercado Gerês, na Vila do Gerês, no município de Terras de Bouro, um espaço comercial que já conta com cerca de 50 anos de funcionamento.

Valter Capela, responsável pelo Supermercado Gerês - Loja Amanhecer, em Terras de Bouro
Alexandre Ribeiro

Em Terras de Bouro, que local emblemático é obrigatório visitar?
Valter Capela - Escolhi a Mata da Albergaria, que é considerada o coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma área de floresta, bastante preservada e que mantém um ecossistema único e autêntico.

Qual a melhor porta para conhecer a cultura, a história e as tradições da região?
Um dos locais a destacar é o Museu da Geira, que integra o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, junto à barragem. Outra sugestão é a Porta do Campo do Gerês, que é uma das cinco do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Mata da Albergaria
Alexandre Ribeiro

Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
Com 11 km (ida e volta) escolho o trilho que permite conhecer o Vale da Teixeira e que começa no miradouro da Pedra Bela. Há muitas empresas que promovem desportos de aventura, como caminhadas guiadas ou passeios de jipe na serra, com muitas outras sugestões.

Miradouro ou baloiço? Onde se pode tirar a melhor selfie?
O miradouro da Pedra Bela é o mais indicado. Por estar situado a cerca de 850 metros de altitude permite ver a vila do Gerês e a vista estende-se até à barragem da Caniçada.

Em Terras de Bouro, qual é o melhor local para estar ao fresco?
Junto da Mata da Albergaria, onde passa o rio Homem, o Poço da Ponte Feia, no meio da natureza selvagem, permite usufruir das águas frescas. O ideal é estacionar na Portela do Homem e seguir o trilho até ao poço.

Poço da Ponte Feia
Alexandre Ribeiro

Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
Há várias festas religiosas no mês de agosto, mas sugeria a Festa da Vezeira, que celebra a união comunitária e é uma tradição bastante antiga. Em maio, há também uma festa que recria o tempo em que comunidade fazia subir as cabeças de gado para o monte para terem pasto durante o verão.

Descreva uma lenda, história ou tradição que todos deviam conhecer?
A Lenda da vaca e das águas termais. Conta-se que havia uma vaca que passava nas montanhas e foi atingida por uma doença, que a deixou perto da morte. O dono que queria salvá-la e levou-a até às águas termais do Gerês e o animal curou-se. Assim, ficaram associados os poderes curativos às águas termais do Gerês.

Festa da Vezeira
CM Terras de Bouro

Que petisco ou prato é imperativo provar em Terras de Bouro?
Antigamente falava-se muito do Cozido à moda de Terras de Bouro, que caiu em desuso, mas normalmente as pessoas procuram mais a carne de vitela barrosã, como a posta ou a costeleta. O melhor sítio para provar a Posta é o restaurante Lurdes Capela. Já o Trilho do Sabor, um cafezinho junto às termas da vila do Gerês, é excelente para tomar um copo e comer um petisco.

Qual é o produto da terra (artesanato ou alimentar) que recomenda levar para casa?
Temos o biscoito beneditino, criado pela minha irmã há cerca de 6 anos, que é feito à base de mel e castanha. É um biscoito seco que acompanha bem com chá e café. Sugeria ainda visita à casa “Artesanato do Gerês”, que existe há quase 90 anos, e onde criam peças de madeira.

Beneditino de São Bento
DR

Os proprietários das lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate

É Cá da Terra