É Cá da Terra

Castro Marim: “Com pessoas trajadas a rigor, os Dias Medievais são uma festa obrigatória”

Dias Medievais
Dias Medievais
Telma Veríssimo / CM Castro Marim

Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita a Castro Marim, no Algarve, guiada por Nuno Martins

Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.

Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.

Hoje, faça uma visita a Azinhal, uma aldeia serrana no concelho algarvio de Castro Marim, guiada por Nuno Martins. Com 52 anos faz a gestão da Loja Amanhecer Mini Mercado Nuno desde os 18. Produtor de frutas e legumes, nos últimos tempos, alargou a oferta, com a criação de uma pastelaria, onde além de bolos festivos, confeciona biscoitos e as tradicionais filhoses do Azinhal.

Nuno Martins, responsável pela gestão da Loja Amanhecer Mini Mercado Nuno, em Azinhal, no concelho de Castro Marim

Em Castro Marim, que local emblemático é de visita obrigatória?
Nuno Martins - O castelo de Castro Marim. Mas também sugiro um passeio no campo em redor da aldeia de Azinhal e apreciar a paisagem envolvente até ao rio Guadiana. Merece ainda visita Almada d’Ouro, uma pitoresca aldeia algarvia, próxima da margem do rio.

Qual é a melhor porta para entrar na cultura, na história e nas tradições da região?
O Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim. Tem objetos expostos que contam a ocupação deste território ao longo da história (Nota: Fenícios, Cartagineses, Vândalos e Mouros, estes derrotados, aquando da conquista da vila por D. Paio Peres Correia em 1242, foram alguns dos povos que habitaram a região).

Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
Os Dias Medievais de Castro Marim. É uma festa medieval que se destaca pelas recriações de época, com pessoas trajadas a rigor e muita animação. Normalmente, realiza-se no último fim de semana de agosto. Este ano decorre entre os dias 26 e 31.

Castelo de Castro Marim
DR

Há alguma lenda, história ou tradição que se deva conhecer?
A Lenda do Azinhal, que é sobre uma rapariga que conheceu um jovem por quem se apaixonou. Só que o rapaz queria ser livre e, ao sentir-se apaixonado, matou-se com um punhal de ouro no coração. Reza a lenda que o jovem costuma aparecer durante a noite com o peito a sangrar e que também se ouve o choro da rapariga. (Nota: Segundo a Lenda do Azinhal, foi este acontecimento que deu origem à renda de bilros nesta região, cujos bordados têm inspirações em plantas locais).

Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
Para observação de aves e para caminhadas, aconselho o Caminho da Barquinha, que é sempre muito calmo e está integralmente dentro da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, também marcada pelas salinas. Para saber mais sobre esta atividade, sugiro uma visita à Casa do Sal. Aconselho ainda outro passeio, o do Centro Medieval de Castro Marim, que se percorre no interior da vila.

Qual é o melhor local para uma selfie?
A barragem de Odeleite, onde se está a construir uma praia fluvial. Já se podem ver os tanques flutuantes e dizem que a praia vai abrir em breve.

Durante o verão, qual é o melhor lugar para estar ao fresco?
O melhor local para estar ao fresco é junto ao rio Guadiana, seja numa sombra ou perto da água.

Salinas de Castro Marim
DR

Qual o ponto de encontro para dois dedos de conversa e beber um copo?
No Azinhal, a Taberna Anastácio.

O petisco ou receita que todos devem provar? E onde comer?
Em Odeleite, junto da barragem, há vários espaços, como o Bela Vista, onde se pode comer, por exemplo as enguias do Guadiana, javali e veado. Também o restaurante O Camponês é muito bom para petiscos.

Um produto da terra que todos devem levar para casa?
As filhoses que produzo na minha pastelaria. São as filhoses do Azinhal! A aldeia é também conhecida pela produção de excelentes queijos artesanais, em empresa sedeada no Centro Multiúsos, e pela cestaria.

Filhoses de Nuno Martins
DR

Os proprietários das lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate

É Cá da Terra