Passeio Verde

Lontras, surf e caminhadas pela Costa Vicentina

Lontras, surf e caminhadas pela Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se entre São Torpes, a sul de Sines, até ao Burgau, já na costa sul algarvia. No coração deste território, Aljezur, com muitas praias para descobrir antes do fim do verão. Passeio Verde conta com o apoio da Kia - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

Na Costa Vicentina, o concelho de Aljezur marca a transição entre o Alentejo e o Algarve e guarda uma orla costeira com mais de 40 km de extensão. A vila e praia de Odeceixe são o primeiro ponto de paragem de um roteiro que convida a procurar a única população portuguesa de lontra, rara na Europa, que procura alimento no mar e se banha nos rios e ribeiras.

A praia de Odeceixe, em Aljezur, está a deixar de ser um “tesouro escondido”
d.r.

A praia de rio e de mar mais a norte do Algarve, Odeceixe, é a mais a norte da região algarvia e preserva um paraíso de autenticidade. A natureza fez nascer aqui um local único, com a foz da Ribeira de Seixe a dar ainda maior encanto a este local. Como se trata de uma praia de mar e de rio, apresenta condições únicas para praticar surf e bodyboard. A Surf Seixe Academy (Tel. 967504952) promove ambas as modalidades com alma e coração, sem esquecer a diversão. Há aulas individuais e de grupo para praticantes de todos os graus de experiência, dos estreantes aos mais avançados. O pôr do sol na praia de Odeceixe é uma aguarela viva e um dos momentos mais aguardados por sufistas e visitantes.

Pôr do sol na praia de Odeceixe/ BCBM

Procurar lontras da praia da Barradinha

Seguindo para sul, junto ao Rogil e Esteveira, encontra-se a praia da Barradinha. O estacionamento é limitado e apesar de não ser uma praia vigiada, é de fácil acesso por umas escadas em madeira e atravessando um pequeno riacho que desagua na praia. É nesta linha de água que, com sorte e paciência, se avista frequentemente a lontra-europeia, que pesca no mar e que usa as ribeiras de água doce para limpar o sal do corpo. Este mamífero tímido encontra-se em quase todos os ‘habitats’ de água doce da costa sudoeste de Portugal e consegue nadar 8 horas sem interrupção. A lontra procura refúgio na toca durante o dia e fica mais ativa ao anoitecer e amanhecer. Sugere-se procurar com atenção os sinais da sua presença, como pegadas das membranas interdigitais e os dejetos, constituídos por escamas, espinhas de peixe ou carapaças de lagostins e com um cheiro típico a peixe ou marisco, deixados em locais visíveis como forma de marcação de território.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

Explorar a costa de Aljezur

Seguindo para sul, fazem-se paragens na praia das Adegas, de Vale dos Homens e de Monte Clérigo, que dispõe de passadiço para explorar a flora local. Após apreciar as vistas na Ponta da Atalaia, a viagem encontra porto seguro na Arrifana, resguardada entre as arribas e muito procurada pelos surfistas. Sugere-se explorar a costa alugando uma bicicleta elétrica da Algarve Bike (Tel. 932741446).

Praia de Monte Clérigo/ BCBM

Pelos caminhos e trilhos da Rota Vicentina

Por aqui passa a Rota Vicentina, um percurso pedestre de 350 km, constituído por dois trilhos: o Caminho Histórico e o Trilho dos Pescadores, este último sempre junto ao mar e utilizando caminhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros. Enquanto os 230 km e 12 etapas do Caminho Histórico podem ser explorados a pé ou de bicicleta, o Trilho dos Pescadores é para descobrir exclusivamente a pé. Inclui um total de 4 etapas e 5 circuitos complementares num total de 120 km.

Praia da Arrifana/ BCBM

Destaca-se a etapa entre Aljezur e a praia da Arrifana, que passa em Monte Clérigo e Ponta da Atalaia. Este trilho para, começa no mercado de Aljezur, onde se cruza com uma das etapas da Via Algarviana, uma rota que é também ciclável que atravessa a região de ponta a ponta.

Percursos pedestres a partir da Bordeira

A carismática aldeia da Bordeira convida a caminhadas para explorar a região interior algarvia. Uma das opções é a pequena rota de “Endiabrada e os Lagos Escondidos”, um percurso circular de 16 km, que se descobre passando um pequeno riacho e percorrendo o caminho pelo vale até dois lagos rodeados de vegetação densa de sobreiros, salgueiro e freixos. O percurso desce rumo ao litoral e avista-se o mar ao fundo, passando pela Samouqueira e seguindo em direção várzea da ribeira da Bordeira. Em alternativa, sugere-se o percurso “Da Bordeira até ao Mar”, também circular e com 14 km, que atravessa o vale da Bordeira, o pinhal do Bordalete (com cerca de 40 hectares) e as dunas sobre a arriba da praia da Carrapateira.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

Atravessar o Algarve de ponta a ponta

A Via Algarviana é uma grande rota com 300 km que atravessa a serra, o barrocal e o litoral algarvios. Destaque para a etapa que liga Marmelete a Aljezur, com 18 km para percorrer a caminhar ou de bicicleta. O ponto de partida ou de chegada é o mercado de Aljezur, com paragem para apreciar a envolvente da Ribeira de Aljezur ou subir ao castelo para apreciar as vistas.

Passeio Verde conta com o apoio da Kia Portugal - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa que semanalmente, ao longo do ano de 2025, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Boa Cama Boa Mesa/Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate