Benfica vs Famalicão: Filetes de pescada com arroz de grelos ou Cabrito assado no forno?
O líder da Primeira Liga de Futebol recebe o Famalicão, mas à mesa o duelo é feito entre os “Filetes de pescada com arroz de grelos” e o “Cabrito assado no forno”. Quem irá vencer este desafio? O Prato Forte da Jornada é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Betclic.
No Estádio da Luz, em Lisboa, o Sport Lisboa e Benfica, primeiro classificado na Primeira Liga de Futebol, recebe o Futebol Clube de Famalicão, décimo classificado, quando forem 21h15 de sexta-feira, dia 3 de março, na jornada 23. Gastronomicamente, o desafio já começou e a equipa da casa faz-se representar pelos “Filetes de pescada com arroz de grelos” do restaurante Sem Dúvida, capitaneado por Serafim Morais. A equipa visitante vai à mesa com o “Cabrito assado no forno” da Casa Pêga, de Vila Nova de Famalicão, representado por Emília e José Ferreira.
Benfica - “Filetes de pescada com arroz de grelos”
"Filetes de pescada com arroz de grelos"
Foi em 2008 que abriu portas o restaurante Sem Dúvida, em Lisboa, e desde o primeiro dia que assumiu a filosofia de comida da época, com ingredientes da estação e sempre frescos, comprados diariamente nos mercados dos arredores. Serafim Morais, 63 anos, chefe de sala do restaurante Sem Dúvida, conhece a receita na perfeição. Natural de Mirandela, rumou à capital à procura de mais oportunidades, e hoje já se sente como um verdadeiro lisboeta. As segundas-feiras eram os dias mais difíceis no restaurante, especialmente quando o clube do coração não se afirmava nos relvados, se bem que, esta época, abre a porta do espaço com um sorriso mais rasgado. Fez-se sócio do Sport Lisboa e Benfica já lá vão 15 anos e, nas horas vagas, as conversas soltam-se no restaurante, em confronto pacífico com os colegas, alguns de outras preferências clubísticas.
Serafim Morais vai a jogo com os "Filetes de pescada com arroz de grelos"
O segredo dos “Filetes de pescada com arroz de grelos” (€14,90) está na qualidade do peixe, sempre fresco, e cortado em filetes, todos do mesmo tamanho. São temperados com alho, vinho branco, sumo de limão e pimenta, e reservados durante duas dezenas de minutos, para se preparar o arroz. Primeiro, coloca-se a cebola e o alho num tacho, com um pouco de azeite, coloca-se sobre o fogão e deixa-se alourar. Nessa altura, junta-se o arroz e deixa-se que o grão se envolva com o refogado. É nessa altura que se juntam os grelos e a água, retifica-se o sal e deixa-se levantar fervura para cozinhar durante uns minutos. Chega a vez dos filetes serem temperados com uma pitada de sal, passados pela farinha, depois pelos ovos batidos, para serem fritos em óleo quente. São depois escorridos e servidos, na companhia do arroz. O restaurante Sem Dúvida (Avenida Elias Garcia, 1 B, Lisboa. Tel. 217932254), assume-se como ponta de lança da gastronomia regional, da comida de conforto e dos melhores vinhos que se produzem no país.
Famalicão – “Cabrito assado no forno”
"Cabrito assado no forno"
Prato de conforto, é, essencialmente, escolhido ao almoço de domingo por famílias que gostam de almoçar fora, mas está sempre na ementa regular da Casa Pêga. É um prato que dá algum trabalho, e que, requer paciência, diz Emília Ferreira, uma vez que o “Cabrito assado no forno” (€24) fica “durante três dias em vinho branco, alho e salsa, e só depois deste tempo todo é que é cortado e colocado na assadeira”. Vai ao forno durante 5 horas, lentamente, primeiro coberto com uma prata, que depois se retira, para a carne ficar alourada. A batata assa com o cabrito, comprado na zona de Chaves, e acompanha com legumes e salada.
Emília e José Ferreira atacam com o "Cabrito assado no forno"
Foi a 8 de maio de 1957 que o restaurante Casa Pêga, em Vila Nova de Famalicão, abriu as portas, pela primeira vez, visando servir boa comida minhota. O espaço, lê-se na descrição das redes sociais, é “rústico e simples, sem pretensões que não sejam as de servir fartos e bons pratos típicos”. Emília Ferreira é a timoneira deste restaurante de ambiente e equipa familiar, onde trabalham cinco irmãs e dois irmãos, onde José tem as funções de chef de sala, repartidos pela sala e pela cozinha. No restaurante Casa Pêga (Rua 8 de Dezembro, 2316, Vila Nova de Famalicão. Tel. 252 374 175) recomenda-se vinho verde branco ou maduro, de produção própria, para a acompanhar a refeição e puxar pela vitória do Famalicão.
O Prato Forte da Jornada é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Betclic, que ao longo de toda a temporada vai colocar em confronto as receitas tradicionais das regiões dos clubes que disputam a Primeira Liga de Futebol. Para a semana saiba que pratos representam o Portimonense e o Chaves, neste duelo de gastronomia nacional.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes