Bísaro DOP: O porco de orelhas compridas que é emblema gastronómico de Trás-os-Montes (VÍDEO)
Bísaro
DR
Célebre pelas carnes de grande qualidade, Trás os Montes destaca-se pela produção tradicional do Porco Bísaro com denominação de origem protegida e utilizado nas mais diversas confeções. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Rica em biodiversidade, a Terra Fria transmontana, é guardiã de tradições ancestrais e produtos únicos protegidos através de diversas certificações nacionais e europeias, que atestam a qualidade, mesmo além-fronteiras. Entre a vitela mirandesa, o cordeiro bragançano ou o cabrito de montesinho, destaca-se agora a raça de Bísaro Transmontano, com certificação DOP – Denominação de Origem Protegida.
“O Porco Bísaro é uma raça autóctone que predomina na zona de Trás os Montes.Tem umas orelhas compridas que quase tapam os olhos”, detalha Alexandrina Fernandes, da Bísaro - Salsicharia Tradicional, uma empresa familiar, que domina os saberes e sabores desta raça produzida nos distritos de Bragança e Vila Real desde 1935.
Alimentado essencialmente “à base de castanhas e vegetais, tem uma gordura intrínseca, untuosidade na boca e dá uns enchidos maravilhosos e tão conhecidos no nosso país”, refere.
Nos meses de outubro e novembro, os criadores levam os animais para os soutos, onde se alimentam das castanhas caídas no chão.
A salvaguarda da raça através da Certificação DOP tem contribuído para a proteção da biodiversidade, preservação dos habitats e das paisagens, em linha com as indicações da Política Agrícola Comum.
“Costuma-se dizer que o porco se aproveita de ponta a ponta”, continua. Das carnes frescas aos enchidos tradicionais, passando pelo tradicional butelo, cozido à portuguesa, “dá para uma panóplia de produtos muito variada”, sublinha.
São reconhecidas características únicas ao Porco Bísaro que enriquecem o aproveitamento e versatilidade na culinária tanto em restaurantes tradicionais como na cozinha de autor...
A Presa de Porco Bísaro e Castanha é um dos destaques dos Menus Nadir Afonso e Júlio Resende servidos no premiado Restaurante G, localizado em Bragança.
“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes