Da Terra à Mesa

Longal: Conheça a mais doce variedade da Castanha da Terra Fria DOP (VÍDEO)

30 novembro 2022 12:13

foto: cooperativa soutos os cavaleiros

Outrora um dos mais importantes alimentos locais, a castanha permanece como um dos símbolos de Trás-os-Montes. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

30 novembro 2022 12:13

Região rica em castanheiros, Trás-os-Montes nunca deixou que a fama e qualidade deste produto se perdesse ao longo dos séculos. Já referenciado na ocupação romana, a castanha sempre foi um dos mais importantes alimentos das populações locais, uma vez que a batata só foi introduzida em Portugal depois de 1789.

Atualmente, a Cooperativa Soutos Os Cavaleiros conta com 400 associados que apanham a castanha durante o mês de novembro para ser consumida nas formas radicionais – assada ou cozida – ou transformada: pilada, congelada, confitada, em calda, enobrecendo pratos regionais, doces, compotas e licores.

Entre as 10 variedades locais destaca-se a castanha longal, designada por Castanha da Terra Fria DOP, mais pequena e mais saborosa... É a mais antiga variedade da região, que por tal, mereceu reconhecimento e proteção, em linha com um dos objetivos estratégicos da Politica Agrícola Comum, que visa melhorar a posição dos agricultores na cadeia de valor.

“A Longal é uma castanha muito doce, boa para comer, boa para assar ou cozer, é fácil de descascar e para comer e conservar não há castanha igual”, explica Fernando Batista Correia, produtor de castanha, sublinhando a longevidade do fruto: “pode-se conservar em casa, dentro de uma saca, num lugar fresco, sem mais nada, o ano inteiro”.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 26 de novembro de 2022, conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.

“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.