Da Terra à Mesa

Entre castanhas e cogumelos descobrem-se os segredos do Nordeste Transmontano (VÍDEO)

30 novembro 2022 11:37

Aqueça-se nos saberes e costumes das gentes do Nordeste Transmontano. Entre Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vimioso aprende-se a colher cogumelos e prova-se a mais doce variedade de castanha. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

30 novembro 2022 11:37

É no centro de Macedo de Cavaleiros que, por esta altura, sabe bem saborear à lareira os melhores produtos locais. No restaurante Dona Antónia (Rua Pereira Charula, 12, Macedo de Cavaleiros. Tel.: 278 421 731), que começou por ser a Pensão Prazeres, a primeira de Macedo de Cavaleiros, e está há 44 anos na mesma família, pode provar muitos dos produtos em que este território é rico, como pratos de caça, com destaque para o javali, a posta e o fumeiro, além da especialidade, os miminhos à Dona Antónia, elaborados com uma carne da região. À sobremesa, não deixe de provar os doces elaborados com castanha, como o tradicional pudim.

Em direção a Vimioso descobre-se o PINTA - Parque Ibérico Natureza e Aventura de Vimioso, onde, a par das sessões de sensibilização ambiental, se organizam saídas micológicas acompanhadas por especialistas. Carlos Ventura Formador e Técnico Nacional de Micologia, explica os usos dos cogumelos na cozinha tradicional: “Sempre fomos uma zona de interior, uma com uma certa pobreza e o cogumelo era alternativa protéica à carne”, explica. Enquanto “tudo o que era carne era dedicado ao fumeiro” em alternativa “as pessoas apanhavam os cogumelos para consumo”. Como um cartão de visita da Terra Fria Transmontana, no PINTA encontra também Cestaria de Bragança e de Vimioso, conhecidos como escrinhos, e ainda compotas, mel e azeite.

Mas um dos maiores emblemas gastronómicos da região é a castanha, aqui cultivada desde sempre, já referenciado na ocupação romana e importante alimento secular para as gentes da região.

Entre as 10 variedades locais destaca-se a castanha longal, designada por Castanha da Terra Fria DOP, mais pequena e mais saborosa... Por ser a mais antiga variedade da região, mereceu reconhecimento e proteção, em linha com um dos objetivos estratégicos da Politica Agrícola Comum, que visa melhorar a posição dos agricultores na cadeia de valor.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 26 de novembro de 2022, conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.

“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.