Da Terra à Mesa

Do cultivo pelos monges à sidra, conheça as muitas facetas da Maçã de Alcobaça IGP (VÍDEO)

25 novembro 2022 11:40

Crocante, de sabor único e dona de mais de 10 variedades, a maçã de Alcobaça, protegida com IGP, terá começado a ser produzida pelos monges e é hoje um dos símbolos da região. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

25 novembro 2022 11:40

Certificada com Indicação Geográfica Protegida (IGP), a maçã de alcobaça tem entre 10 a 15 variedades, embora apenas sete tenham maior expressão. A produção de maçã inclui vários concelhos do Oeste, mas o seu desenvolvimento teve origem no trabalho dos monges na área do território então denominada “coutos de Alcobaça”.

Na verdade, é o somatório de diversas variedades… “A Maçã de Alcobaça não é uma variedade, é um conjunto de variedades que é produzido sob condições específicas”, explica João Dias d’O Melro, empresa local e familiar produtora e exportadora de Maçã de Alcobaça. O que distingue o fruto das outras maçãs e lhe confere características únicas, “é a zona onde é produzida, ou seja, nós estamos encostados ao mar mas ao mesmo tempo estamos no sopé da serra, o que faz com que tenhamos uma oscilação térmica elevada, o frio da noite e o calor durante o dia e esta conjugação entre o clima e o nosso solo que é especifico, calcário, permite dar as maças características que não atingem em praticamente mais nenhum lado do mundo”, esclarece.

O cultivo deste fruto ajuda reforçar o tecido socioeconómico das zonas rurais, em linha com as prioridades da Politica Agrícola Comum para o período compreendido entre 20323 e 2027.

Desenvolvido com o apoio do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural da EU, no Clube da Maçã de Alcobaça, da Associação dos Produtores de Maça de Alcobaça pode ficar a saber tudo sobre este fruto, suas variedades e aplicações, além de marcar uma visita aos pomares, através do circuito turístico “Somos da Terra”.

Maçã de Alcobaça

Maçã de Alcobaça

Sidras e doçaria
Criada com o objetivo de aproveitar maçãs que eram consideradas desperdício, a chamada “fruta feia”, a Sidrada começou a roduzir sidras de algumas variedades de maçã e já alargou a oferta ao criar experiências de “Sidroturismo”, com visitas à produção e provas nos pomares, em que é explicado todo o processo.

Também na Casa dos Doces Conventuais, a Maçã de Alcobaça mostra toda a versatilidade na doçaria, em particular na conventual. Paredes meias com o Mosteiro de Alcobaça, não faltam propostas muito tentadoras…

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 19 de novembro de 2022, conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.

“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.