Cultivada nos distritos de Bragança, Guarda e Viseu, a Amêndoa Douro DOP é colhida em setembro para ser consumida crua ou torrada ou transformada em farinhas, licores e até leite e manteiga.
Se a existência de amendoais na região do Douro remonta praticamente às origens das povoações, a sua certificação como Amêndoa Douro DOP é mais recente e ajuda a proteger a autenticidade de um fruto seco que se distingue.
“É uma amêndoa muito saborosa, doce, com bom sabor e óleo, não é uma amêndoa seca”, descreve Maria Eugénia Torres, da fábrica Sabores da Geninha, em Figueira de Castelo Rodrigo, acrescentando que “segundo os entendidos, o nosso clima aqui do Douro é o melhor para que a amêndoa seja de boa qualidade, e até dizem que é a melhor do mundo”, assegura.
Reforçar o tecido socioeconómico das zonas rurais e contribuir para a proteção da biodiversidade, bem como facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais e promover o emprego, o crescimento, a igualdade de género, a inclusão social e o desenvolvimento local nas zonas rurais são objetivos do programa da PAC entre 2023 e 2027.
Na fábrica dos Sabores da Geninha (Rua do Relógio, 19, Castelo Rodrigo. Tel.: 935 617 887), este produto único e protegido é trabalhado com doçura e criatividade, dando lugar a amêndoas cobertas de açúcar e canela, com sabor a caramelo salgado, com sementes de sésamo, com anis e até caril e também inovações como os bolinhos de amêndoa tradicionais e sem glúten, os bolinhos de figo com amêndoa, compotas, licor e manteiga de amêndoa, entre diversas opções.
O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, estreia domingo, dia 13 de novembro de 2022, com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.
“Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes