O renascer do grão de bico Casal Vouga na lezíria ribatejana (VÍDEO)
Um jovem agricultor regressou ao Ribatejo natal para recuperar e desenvolver uma variedade de grão de bico que já é referência em diversas mesas. Conheça José Azóia e o seu Casal Vouga. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Há quem diga que a agricultura já não interessa aos mais novos, mas José Azóia, 35 anos, prova o contrário. Depois de ter corrido o mundo em trabalho, voltou ao Ribatejo, de onde é natural, para se dedicar à agricultura, o negócio da família. Acabou por desenvolver uma cultura de grão-de-bico Casal Vouga, registada no Catálogo Nacional de Variedades em 2020.
Semeado entre janeiro e abril e colhido no verão, de julho a setembro, esta variedade apresenta algumas vantagens particulares: “quando vimos o potencial da cultura, que era adaptada às nossas rotações, à nossa zona, pensámos em desenvolver a cultura e levá-la a mais agricultores e então fizemos o processo de certificação e neste momento somos os detentores da variedade”, explica o produtor José Azoia, da Egocultum. “o consumidor sabe de onde é que o nosso produto vem, a semente é multiplicada em Portugal, exclusivamente por nós”, assinala.
Atrair os jovens agricultores e facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais e promover o emprego, o crescimento, a igualdade de género, a inclusão social e o desenvolvimento local nas zonas rurais, nomeadamente a bioeconomia e a silvicultura sustentável e facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais é um dos objetivos da Política Agrícola Comum e o sucesso tem sido tanto que o Casal Vouga já foi premiado e o próprio José Azoia conquistou o Prémio Nacional de Agricultura, na categoria Jovens Agricultores. Entre os principais focos da nova PAC está também a proteção do ambiente e a luta contra as alterações climáticas. Esta leguminosa, explica o jovem agricultor, “tem os benefícios que fixação do azoto no solo, é mais uma rotação para a cultura”.
“Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes