Em busca do sal saudável nas plantações de salicórnia de Portimão (VÍDEO)
Com propriedades antioxidantes, rica em minerais, cálcio, magnésio e potássio, a salicórnia é mais do que uma forma saudável de adicionar sabor à comida. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
As características únicas da salicórnia já conquistaram chefs e cozinheiros um pouco por todo o país, como Emidio Freire do restaurante Faina, em Portimão, que se abastece na Salivitae, empresa algarvia dedicada ao cultivo de salicórnia em estufa e à sua transformação. Do Algarve para o mundo, a salicórnia chega fresca, desidratada em pó, o chamado “sal verde”, e também, em óleo.
Apoiar os rendimentos e a resiliência das explorações agrícolas viáveis em toda a união, de modo a reforçar a segurança alimentar; reforçar a orientação para o mercado e aumentar a competitividade, com maior incidência na investigação, na tecnologia e na digitalização e atrair jovens para o setor agrícola são preocupações da Política Agrícola Comum (PAC), que apoia diversos projetos em Portugal.
Pela textura e pela salinidade, a salicórnia “abre novas potencialidades nos pratos e também é um produto próximo de nós, que não utilizávamos muito e que estamos a utilizar agora”, sublinha Emidio Freire.Instalado no Museu de Portimão, com vista para o Clube Naval e o para o Arade, o restaurante Faina aposta nos produtos locais, com uma abordagem contemporânea e descontraída.
“Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
A sustentabilidade social, ambiental e económica na agricultura e nas zonas rurais são linhas orientadoras da PAC que, em Portugal, tem como objetivos principais valorizar a pequena e média agricultura, apostar na sustentabilidade do desenvolvimento rural, promover o investimento e o rejuvenescimento no setor agrícola a a transição climática no período 2023-2027.