20 Anos Guia Boa Cama Boa Mesa
Informal, sexy e cosmopolita, este hotel de Lisboa celebra dois anos de ousadia

20 Anos Guia Boa Cama Boa Mesa
Jornalista
A ousadia empreendedora da família Trigano, cofundadora do Club Med, fez nascer o hotel Mama Shelter Lisboa em 2022. Trouxe para a capital “uma hospitalidade acolhedora, com atenção ao detalhe, mas descontraída, irreverente, atrevida, que vai para além da hotelaria convencional”, explica Cristina Cavaco, general manager do Mama Shelter Lisboa. “Arrancámos com o pé no acelerador e a viagem tem sido animada, entre festas semanais, campanhas temáticas e novos menus no restaurante”.
No Mama Shelter Lisboa, o alojamento é feito em 130 quartos (a partir de €100), mas o projeto convida a jantar, beber um copo no rooftop, desfrutar de um brunch em família ou até dançar no restaurante – que, ao longo da noite, se transforma numa pista de dança, com música ao vivo e DJ sets. “A experiência Mama Shelter passa por nos deixarmos ir na animação que os viajantes e os locais trazem para a unidade”, diz Cristina Cavaco. “60% das receitas provém da restauração, no restaurante dá-se a fusão da cozinha portuguesa com a brasserie francesa, significa que encontra sabores clássicos portugueses, especialidades francesas, pratos com assinatura Mama Shelter e a pizzaria, que serve as deliciosas e tão conhecidas pizzas”.
Quando chegou a Lisboa, prometeu surpreender. Dois anos passados desde a abertura, em janeiro de 2022, a promessa mantém-se: “Muito mais do que um hotel – um restaurante com quartos por cima ou um rooftop com quartos por baixo –, o Mama Lisboa tem marcado o panorama nacional de lifestyle pelo espírito ousado. Assim, no dia 12 de janeiro, ao almoço, todos os clientes vão contar com uma sobremesa de oferta e, ao jantar, é oferecido um welcome drink e bolo de aniversário. A noite será animada ao som do DJ Ruben da Cruz. Nas redes sociais decorrem passatempos e está em vigor uma campanha de alojamento de três noites pelo preço de duas, em reservas entre 8 de janeiro e 31 de março.
Ao longo dos 15 anos de existência, a marca Mama Shelter criou medidas de combate ao desperdício. Em Portugal, a equipa está alerta para o tema, dada a importância da restauração no negócio, e existe uma parceria com a app Too Good To Go que permite “salvar refeições” à última hora. “A atitude é fundamental para os bons resultados dos hotéis porque fomentamos um ADN acolhedor, divertido e atencioso e é preciso que os funcionários entrem no espírito, que se sintam bem com eles e com o trabalho”.
Lisboa, com inauguração em janeiro de 2022, foi a primeira unidade Mama Shelter a ter as novas amenities sólidas, 100% orgânicas, veganas, não testadas em animais, que requerem menos água no fabrico e permitem reduzir a produção de plástico. Marcas nacionais como Viúva Lamego para os azulejos, Bordallo Pinheiro para as cerâmicas, cortiça nas molduras dos televisores ou mármore de Évora para o bar, predominam na decoração do hotel. “Os Mama Shelter personificam a alma das cidades onde que estão”. Ambição futura: “pelo menos 50 hotéis no mundo”; abrir “Mama Shelter Dubai e Nice em 2024”, e, “a longo prazo, Medellín, Zurique, Casablanca, Singapura e baixa de Los Angeles”.
O Mama Shelter Lisboa (Rua Vale do Pereiro, 19, Lisboa. Tel. 210549899) integrou o guia “20 hotéis que definem tendências”, oferecido pelo Expresso no âmbito dos 20 anos da marca Boa Cama Boa Mesa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt