Conheça o hotel do Douro com melhores “Práticas Sustentáveis em Enoturismo”
Six Senses Douro Valley
John Athimaritis
Proteger a natureza, conectando-a com o hóspede, e estimular o bem-estar são pilares da vasta política de sustentabilidade do Six Senses Douro Valley, em Lamego, hotel distinguido pelas “Práticas Sustentáveis em Enoturismo” no concurso Best Of Wine Tourism 2024. Antes já tinha recebido a primeira certificação do Global Sustainable Tourism Council para um hotel na Península Ibérica
Mais de 360 espécies de árvores, arbustos e flores dão vida à floresta plantada pelos proprietários originais da Quinta Vale de Abraão, em Lamego. É um refúgio de paz, em regeneração, onde os hóspedes do Six Senses Douro Valley passeiam, correm, fazem piqueniques, ioga e sossegam em “ninhos de descanso” entre aves, insetos e cogumelos. E podem conhecer melhor este “pulmão” em visitas guiadas. Proteger a natureza, conectando-a com o hóspede, e estimular o bem-estar são pilares da vasta política de sustentabilidade que “faz parte do ADN da marca”, comenta Richard Bowden, diretor de marketing e comunicação do Six Senses Douro Valley, luxuoso e singular hotel com 71 alojamentos (desde €850), premiado com Chave de Platina no Guia Boa Cama Boa Mesa 2023.
John Athimaritis
No Earth Lab, por exemplo, realizam-se workshops de jardinagem, iogurtes e pickles caseiros, ou de cultivo de plantas sem vasos de plástico – kokedama. No bar alquímico ensina-se a fazer cremes, exfoliantes e tratamentos com ingredientes naturais como sal, citrinos e óleos de hortênsia. Este hotel promove a separação de resíduos, a compostagem, reciclagem, poupança de energia e água e a redução de plásticos. Nas paredes descobrem-se ferramentas antigas, azulejos reaproveitados de um prédio destruído em Lisboa e candeeiros feitos de garrafas. Todas estas razões que ajudaram o Six Senses Douro Valley a ser distinguido com prémio nacional para melhores “Práticas Sustentáveis em Enoturismo”, do concurso Best Of Wine Tourism 2024, uma iniciativa das Great Wine Capitals. Meses antes, tinha recebido a primeira certificação do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para um hotel na Península Ibérica.
Six Senses Douro Valley
John Athimaritis
A pensar na saúde, bem-estar dos hóspedes e na redução da pegada de carbono, cultiva-se uma horta e jardim orgânicos que fornecem legumes, frutas e ervas à cozinha. Abastecem o hotel na totalidade em época baixa e em 65% das necessidades nos meses de maior procura. “Quando precisamos de fora, usamos produtores do Douro e metade do menu é baseado em legumes e plantas”, realça Richard Bowden. Na Wine Library, as provas de vinhos partem de uma carta com mais de 700 referências, com destaque para os vinhos do Douro e nacionais. Mas o Six Senses eleva a fasquia, porque “sustentabilidade é muito mais do que poupar água e energia. É melhorar a comunidade para o futuro”. Assim, nos tratamentos do Spa é utilizado um produto à base de grainha de uva e, já no quarto, os cães têm direito a um creme e leve massagem nas patas.
John Athimaritis
Fundamental é o Fundo de Sustentabilidade, para “ajudar” a comunidade. Parte da receita reverte para instituições de solidariedade locais: a Bagos d'Ouro apoia crianças de famílias com problemas, a equipa de futebol Afonsinhos promove a inclusão através do desporto, a AEPGA preserva os burros de Miranda, e o GPAR e a ASPA protegem cães e gatos maltratados ou abandonados. O Six Senses Douro Valley foi um dos alojamentos que integrou o guia “20 hotéis que definem tendências”, oferecido pelo Expresso no âmbito dos 20 anos da marca Boa Cama Boa Mesa.
John Athimaritis
Sobre o Six Senses Douro Valley (Quinta de Vale Abraão, Samodães. Tel. 254660600) premiado com Chave de Platina, descreve o Guia Boa Cama Boa Mesa 2023: “O paraíso mora nesta quinta duriense. O verdadeiro luxo são os nove quartos e suítes e duas pool villas que elevaram para 71 o total de alojamentos. Alguns dispõem de exclusividades de sonho. Mas também dá para perceber como se leva a sério a filosofia sustentável e de bem-estar, centrada no hóspede e no lugar. Vão lembrar-se do seu nome, do que aprecia ou dispensa, orientá-lo no que precisar e deixá-lo seguir a sua vontade, valorizando-a. Pode fazer ioga, meditação e fitness, tree climbing, workshops de flatbrea ou cosmética natural e artesanal, usando ervas da quinta no Alchemy Bar, rastrear o sono e induzi-lo com produtos caseiros, relaxar nas cinco saunas do Spa ou nas piscinas interior e exterior, fazer massagens e até mimar o seu cão com produtos de beleza canina. Beba um cocktail no bar ou participe em provas de vinho no Wine Library Restaurant. Ao jantar, no restaurante Vale de Abraão, prove produtos da horta biológica e à entrada do pequeno-almoço - pausado, organizado e tentador - sirva-se de uma bebida saudável no Immunity Bar”.