Entre a praia e o pinhal, conheça o último (novo) resort junto ao mar no sotavento do Algarve
Verdelago Resort
Inaugurado no início de julho, o Verdelago Resort, entre a Praia Verde e Altura, é anunciado como “o último” grande empreendimento turístico junto ao mar no sotavento algarvio. Comprometido com a sustentabilidade ambiental quer ser exemplo para o presente e para o futuro da hotelaria
Com os pés na água e o sol da manhã a aquecer a face, fechamos os olhos e sentimos o aroma do pinhal. Vem à memória o coelho esquivo do passeio e a vista deslumbrante no cimo das torres de observação. Ouvem-se os pássaros e o mar, para lá das árvores. Estamos na idílica piscina exterior infinita do Verdelago Resort, já considerado o “último paraíso do Algarve”, entre a Praia Verde e Altura, no concelho de Castro Marim. É também anunciado como “o único” grande empreendimento turístico de natureza autorizado na linha da costa do Sotavento Algarvio. O resort foi inaugurado em julho e, no projeto, com várias fases, está incluída construção de um hotel, com abertura em 2026, que vai ostentar a inísgnia Westin, da cadeia Marriott.
Verdelago Resort
Entre espreguiçadeiras e day beds, admiram-se as zonas verdes e os passadiços para caminhar e andar de bicicleta. Desvendam-se a Wellness Dome, para ioga e meditação, os campos multidesportivos (do futebol ao ténis e padel), o Kids Club e uma food truck para abastecer antes de chegar à praia. A equipa do resort reservou a sombrinha e fornece a toalha. Estenda-a na areia branca e faça uma pausa...
“No Verdelago, o wellness associa-se muito à ideia de sossego, de as pessoas terem espaço, aproveitarem e sentirem a natureza”, comenta Pedro Neto, diretor-geral de operações. A âncora do resort é o Clube, que além da zona exterior com a piscina, esplanadas e o bar de apoio, centraliza os restantes serviços principais num edifício em open space, com grande pé-direito, peças de design e em fibra natural.
Verdelago Resort
Observam-se a receção, um open market, o bar – também acolhe workshops de cocktails – e o restaurante Salicórnia. A gastronomia moderna e focada nos produtos locais, assinada pelo chef veneziano Marco Alban, inclui criações como o carpaccio de gambas e o polvo de Santa Luzia. Na esplanada ou no espaço interior é possível optar por fritura de peixe e marisco do dia, lúcio perca com cogumelos e espargos, chambão de borrego, além de uma seleção de pizzas artesanais de fermentação lenta, que destacam os produtos da região. A carta contempla, ainda, momentos de partilha, como o pica-pau de polvo, a tradicional estupeta e muxama algarvia e o biqueirão albardado. No open market é possivel adquirir, para além dos bens de primeira necessidade, produtos gourmet e de origem local, incluindo artigos produzidos no próprio empreendimento, que podem ser entregues nas unidades de alojamento por solicitação dos utilizadores através uma app interna.
Verdelago Resort
Disponíveis para aluguer estão, este ano, 50 alojamentos de luxo (desde €760), entre apartamentos T1, T2 e T3 e townhouses V2 e V3, com estacionamento, jardins privados e bonitas açoteias. Os tons neutros e as madeiras geométricas reforçam a ligação à natureza. “Todos os apartamentos estão decorados com peças artesanais e com mobiliário produzido em Portugal, por empresas familiares”, anuncia o resort, destacando o compromisso com o desenvolvimento local e nacional. Os clientes de aluguer que gostem da experiência podem adquirir os imóveis e disponibilizá-los para exploração turística, recebendo da entidade gestora, a Blue & Green, 75% da receita.
Verdelago Resort
CRF
Nas mãos da Oxy Capital desde 2015, o Verdelago Resort “assumiu um compromisso com a sustentabilidade”: além do baixo índice construtivo, abdicou-se de um campo de golfe em favor de um espaço verde, Parque Verde de Recreio e de Lazer com cerca de 42 hectares, uma reserva natural em frente do mar com 24 hectares, áreas de interpretação ambiental, conservação e promoção do habitat e um lago. Associações independentes monitorizam e protegem a reserva natural, as charcas, a floresta e a fauna. O resort terá a primeira Comunidade de Energia Renovável a funcionar num projeto turístico do Algarve.
Verdelago Resort
O Verdelago Resort (Tel. 281101601), entre a Praia Verde e Altura, no concelho de Castro Marim, integra o guia "20 hotéis que definem tendências”, oferecido pelo Expresso e integrado nos 20 anos do Guia Boa Cama Boa Mesa.