Estão a ligar de 2083: uma viagem ao hotel do futuro, com partida do Porto
Yotel Porto
Igor Martins
Inaugurado em 2021, é protagonista nas novas tendências da hotelaria. No Yotel Porto são os robôs Yolinda e Yogiro que fazem o papel de anfitriões, tratam do serviço de quartos e circulam pelas áreas comuns, no sentido de auxiliar os hóspedes em tudo o que seja necessário.
Estão a ligar de 2083. Provavelmente, a chamada chega do Yotel Porto, onde os robôs Yolinda e Yogiro, verdadeiros anfitriões, fazem o serviço de quartos e circulam pelas áreas comuns, no sentido de auxiliar os hóspedes em tudo o que for necessário. “É um hotel que se segmenta e se diferencia sobretudo pela vertente tecnológica, mas também pela experiência”, refere Manuel Machado Carneiro, hotel manager.
Yotel Porto
Igor Martins
Com quatro estrelas, abriu no centro do Porto, em 2021, sob a alçada do grupo United Investments Portugal (UIP) e é o primeiro na Península Ibérica. “A Yotel é uma marca que nasceu no Reino Unido, embora tenha algumas raízes asiáticas”. Tem 150 quartos, ou cabinas, como aqui lhes chamam (a partir de €95), já que se inspira na aviação de primeira classe, distribuídos por nove pisos, que se distinguem dos habituais quartos de hotel deste segmento. Há camas ajustáveis, que permitem economizar espaço, diferentes pontos de carregamento por USB, wi-fi de alta velocidade e até uma funcionalidade que permite ajustar a cor ambiente do quarto, ora mais quente, ora mais fria, de acordo com o estado de espírito do cliente.
Yotel Porto
Igor Martins
Além disso, os alojamentos estão equipados com detetor de movimento. “Se o hóspede sai do quarto, ao final de dois minutos toda a eletricidade se desliga”, acrescenta. E essa é apenas uma das medidas sustentáveis adotadas pela cadeia hoteleira. Os amenities são reutilizáveis, não existem menus em papel e há uma preocupação geral ao nível da separação de lixos. “Todo o staff tem formação relativamente a isso.”
O Yotel Porto tem ginásio aberto 24 horas, equipado com aparelhos de última geração, duas salas de reuniões – “o nosso âmbito tecnológico faz com que o hotel seja, igualmente, apetecível para os negócios” –, máquinas para self check-in, uma zona onde são servidas refeições, mas que também se abre à comunidade como espaço de trabalho, com um pátio contíguo recentemente renovado, e um rooftop no topo do edifício, com vista para a cidade.
Yotel Porto
Igor Martins
Criatividade, tecnologia e foco na experiência estão na base do serviço deste hotel, a pensar nos viajantes atuais, desde a chegada até ao check out: a receção convencional foi substituída por balcões, para que não haja compassos de espera. Na agenda de eventos do Yotel Porto (Rua de Gonçalo Cristóvão, 206-216, Porto. Tel. 222440380), sempre abertos ao público em geral, há aulas de dança, workshops, música ao vivo e DJ sets, entre outros.