20 Anos Guia Boa Cama Boa Mesa

Pescar o almoço, apanhar fruta para a sobremesa e dormir a sesta à sombra da serra da Estrela

Pescar o almoço, apanhar fruta para a sobremesa e dormir a sesta à sombra da serra da Estrela

Para cumprir sem pressas, é este o ritual da Truticultura do Aguincho, localizada nas margens da ribeira de Alvoco, em plena serra da Estrela. O local singular, onde se pesca as próprias trutas e se apanha a sobremesa diretamente da árvore, é um dos “20 restaurantes que merecem o desvio” presentes no guia oferecido esta sexta-feira, 1 de setembro, com o Expresso

Há quem amaldiçoe o caminho, ou até pense em fazer inversão de marcha, mas, na verdade, a estreita estrada não dá muitas hipóteses para que tal aconteça. Este mal guardado segredo da restauração, onde a serra da Estrela começa, situa-se mais de 30 quilómetros de uma qualquer via principal, mas, mal se cruza o portão, percebe-se que a procura é grande, independentemente da época do ano.

Truticultura do Aguincho

Carlos Brito, 60 anos, recebe os clientes com um sorriso e já está habituado às reclamações por causa da estrada. Ainda assim, garante que, ao longo da experiência, é amizade que nasce e prevalece na hora de despedida: “Só um amigo se faz a esta estrada para aqui vir comer e são muitos os que voltam”. Escolhida a mesa, quase sobre a água da represa da ribeira de Alvoco, é hora de ir pescar o almoço. Sim, leu bem. Pode usar uma cana, ou, mais simples, um camaroeiro, dirigir-se aos tanques onde mais de 50 mil trutas de vários tamanhos nadam, lançar umas bolas de ração e apanhar o almoço. Depois, os peixes vão para a cozinha fritar, mas antes, chega à mesa pão caseiro, queijo, presunto regional e a bebida que vai acompanhar a refeição. Complementada com “Batata à racha”, ou seja, com a casca, “Feijão à padeiro” e “Salada da quinta”. Carlos Brito é o anfitrião há 20 anos. Ficou com o negócio do irmão e com a mulher na cozinha e a filha na sala, dão conta do recado. “Há dias em que servimos mais de 150 almoços”, mas é tranquilo, porque, quem para aqui vem, não tem pressa”. Correrias, recorda, teve quando trabalhou na Suíça e quando regressou, dedicou-se de alma e coração a este espaço. Assume que ainda não está terminada a sua visão, que passa por construir fornos para o pão, uma zona de esplanada coberta e melhorar aos poucos as condições do espaço.

Truticultura do Aguincho

Pelo meio da refeição, caso queira mais do que as três trutas da dose, pode sempre pedir mais uma ou duas “que no fim”, confessa, “paga sempre os mesmos €15”. E não se espante se, na altura da sobremesa, lhe apontarem as árvores que dão sombra ao lugar. É normal ir buscar uma maçã ou uma pera diretamente às ramagens, passar por água e comer. Como a tranquilidade é um dos emblemas da Truticultura do Aguincho (Alvoco da Serra. Tel. 968 248 257), há camas penduradas nas árvores para todos aqueles que optem por uma sesta retemperadora antes de voltar à estrada.

Truticultura do Aguincho

Com 20 anos de provas dadas, o Boa Cama Boa Mesa apresenta quatro guias, grátis com o Expresso, ao longo do mês de setembro. “20 restaurantes que merecem o desvio” é o título que abre a coleção e convida a descobrir locais (ainda) fora dos roteiros turísticos.

A partir de dia 1 de setembro, o Expresso oferece uma coleção de guias, que dão a conhecer restaurantes, alojamentos e chefs de cozinha, destacando o melhor que se faz no país através das respetivas histórias e exemplos.
20 restaurantes que merecem o desvio”, “20 restaurantes que não passam de moda”, “20 hotéis que definem tendências” e “20 chefs que vão dar que falar” são os títulos dos guias que o Expresso oferece aos leitores, a partir da próxima sexta-feira, e ao longo de quatro semanas.

A iniciativa assinala 20 anos de publicação ininterrupta do Guia Boa Cama Boa Mesa e é mais um convite para descobrir Portugal de lés a lés, à boleia de tradições e autenticidade da nossa gastronomia. Mas não só: também lança um olhar sobre as abordagens mais contemporâneas e preocupadas com um futuro sustentável, tanto através da restauração como da hotelaria, que abraça novas tendências da hospitalidade, antecipando gostos e necessidades de quem viaja.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate