Boa Mesa

Nestas mesas de Montalegre, no aconchego da lareira, já se serve “o melhor cozido de Portugal”

Nestas mesas de Montalegre, no aconchego da lareira, já se serve “o melhor cozido de Portugal”

Em Montalegre já é tempo de lareira acesa, fumeiro a secar e legumes frescos da horta. Junta-se a diversas carnes de porco e vitela para compor, com tempo, o Cozido à Barrosã que, garantem os locais, é o melhor do país.

Leva perto de 20 enchidos diferentes, batatas e legumes cultivados nas proximidades, carne de porco bísaro e vitela barrosã. Enquanto o frio apertar e for tempo de fumeiro e couves refrescadas pela geada, até março, há 43 restaurantes espalhados pelo concelho que o servem. O Cozido à Barrosã, garante-se por aqui, é “o melhor de Portugal”. Reserve mesa junto à lareira e desfrute deste prato de conforto que é símbolo da região.

A maioria dos espaços aderentes à iniciativa Cozido à Barrosã serve esta icónica receita ao fim de semana ou sob reserva prévia, pelo que o melhor é planear o roteiro com tempo. Durante o mês de janeiro, pode fazer coincidir o passeio com a Feira do Fumeiro, que decorre em Montalegre entre 19 e 22 do primeiro mês do ano.

Cozido à Barrosã

Perfeito para enfrentar o frio, rico em textura e aromas da terra, leva fumeiro (chouriço de abóbora, salpicão, paio, chouriça, farinhota, sangueira, farinheira de mel, alheira e presunto), porco fumado (orelheira, pé de porco, faceira, peituga, ranhão, pernil, barriga e rabo), vitela barrosã (nispo, ilhada e língua), porco bísaro fresco (entrecosto, toucinho e entremeada), batata kennebec e couve tronchuda.

A acompanhar, conte com o tradicional pão de centeio, mel de urze, licor do padre Fontes, castanhas e os vinhos Mont’Alegre e padre Fontes.

Cozido à Barrosã
CM Montalegre

Albelo do Gerês, em Outeiro; Taberna da Eira, em Parada; Casa do Preto e D. Pedro, em Pitões das Júnias; Nevada, Tasca do Açougue, Sabores de Barroso ou Adega o Fumeiro, em Montalegre; Retiro do Gerês, em Fafião; o Monte Alegre, em Covelães; Foz do Rabagão e Museu dos Presuntos, em São Vicente da Chã, 7 Maravilhas, em Negrões; Cabaço e Larouco, em Vilar de Perdizes, são apenas alguns dos 43 restaurantes aderentes, que pode consultar na totalidade no site da Câmara Municipal de Montalegre, que impulsiona a iniciativa de promoção deste prato regional.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amfonseca@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate