Boa Mesa

Nestas mesas de Montalegre, no aconchego da lareira, já se serve “o melhor cozido de Portugal”

22 dezembro 2022 11:53

Em Montalegre já é tempo de lareira acesa, fumeiro a secar e legumes frescos da horta. Junta-se a diversas carnes de porco e vitela para compor, com tempo, o Cozido à Barrosã que, garantem os locais, é o melhor do país.

22 dezembro 2022 11:53

Leva perto de 20 enchidos diferentes, batatas e legumes cultivados nas proximidades, carne de porco bísaro e vitela barrosã. Enquanto o frio apertar e for tempo de fumeiro e couves refrescadas pela geada, até março, há 43 restaurantes espalhados pelo concelho que o servem. O Cozido à Barrosã, garante-se por aqui, é “o melhor de Portugal”. Reserve mesa junto à lareira e desfrute deste prato de conforto que é símbolo da região.

A maioria dos espaços aderentes à iniciativa Cozido à Barrosã serve esta icónica receita ao fim de semana ou sob reserva prévia, pelo que o melhor é planear o roteiro com tempo. Durante o mês de janeiro, pode fazer coincidir o passeio com a Feira do Fumeiro, que decorre em Montalegre entre 19 e 22 do primeiro mês do ano.

Cozido à Barrosã

Cozido à Barrosã

Perfeito para enfrentar o frio, rico em textura e aromas da terra, leva fumeiro (chouriço de abóbora, salpicão, paio, chouriça, farinhota, sangueira, farinheira de mel, alheira e presunto), porco fumado (orelheira, pé de porco, faceira, peituga, ranhão, pernil, barriga e rabo), vitela barrosã (nispo, ilhada e língua), porco bísaro fresco (entrecosto, toucinho e entremeada), batata kennebec e couve tronchuda.

A acompanhar, conte com o tradicional pão de centeio, mel de urze, licor do padre Fontes, castanhas e os vinhos Mont’Alegre e padre Fontes.

Cozido à Barrosã

Cozido à Barrosã

Albelo do Gerês, em Outeiro; Taberna da Eira, em Parada; Casa do Preto e D. Pedro, em Pitões das Júnias; Nevada, Tasca do Açougue, Sabores de Barroso ou Adega o Fumeiro, em Montalegre; Retiro do Gerês, em Fafião; o Monte Alegre, em Covelães; Foz do Rabagão e Museu dos Presuntos, em São Vicente da Chã, 7 Maravilhas, em Negrões; Cabaço e Larouco, em Vilar de Perdizes, são apenas alguns dos 43 restaurantes aderentes, que pode consultar na totalidade no site da Câmara Municipal de Montalegre, que impulsiona a iniciativa de promoção deste prato regional.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!