Boa Mesa

À mesa com... Henrique Sá Pessoa: “Sentir portugalidade é essencial para deixar a nossa marca em quem nos visita”

À mesa com... Henrique Sá Pessoa: “Sentir portugalidade é essencial para deixar a nossa marca em quem nos visita”
Em contagem decrescente para a nova edição do guia anual, o Boa Cama Boa Mesa desafia chefs de restaurantes distinguidos em 2021 para uma conversa à mesa com ementa fixa. Henrique Sá Pessoa, chef do Alma, em Lisboa, várias vezes premiado com Garfo de Ouro, defende que “as pessoas têm de sentir que ir aos nossos restaurantes proporciona-lhes momentos especiais e inesquecíveis”.

Uma conversa à mesa com ementa fixa: a restauração pós-pandemia, as tendências, o futuro da gastronomia nacional, os pratos e restaurantes preferidos. Henrique Sá Pessoa, chef do restaurante Alma, várias vezes premiado com Garfo de Ouro, e abriu recentemente o ARCA Restaurant & Bar, em Amesterdão, defende que numa experiência gastronómica, “do serviço à qualidade transversal a todos os elementos de uma refeição, tudo deve ser especial e pensando ao detalhe”.

Alma - Henrique Sá Pessoa

Boa Cama Boa Mesa: Que expectativas tem para 2022? Prevê um ano de recuperação e estabilidade ou adivinha mais obstáculos?
Henrique Sá Pessoa: Previa, e com alguma esperança ainda prevejo, um ano de recuperação apesar de esta guerra trazer inevitavelmente alguma instabilidade e incerteza para o turismo e para a economia europeia e global. Sinto, no entanto, que no que toca à pandemia as coisas mudaram substancialmente e que a confiança dos clientes é maior assim como a necessidade de desfrutar de experiências nos restaurantes! Estou confiante que será mesmo assim um ano de grande melhoria global para a restauração.

Quais são as principais tendências em 2022 para a cozinha de autor e/ou fine dining?
Cada vez mais é necessário dar uma experiência muito pessoal aos clientes que nos visitam! As pessoas têm de sentir que ir aos nossos restaurantes proporciona-lhes momentos especiais e inesquecíveis! Do serviço à qualidade transversal a todos os elementos de uma refeição tudo deve ser especial e pensando ao detalhe! São os pormenores no final que fazem a diferença.

De que forma se consegue “casar” a cozinha de autor com o património gastronómico nacional?
Para mim, é um casamento não só natural como um casamento que faz todo o sentido! Tanto para um estrangeiro como para um português sentir Portugalidade na cozinha, no mood, na simpatia do nosso serviço é essencial para deixar a nossa marca em quem nos visita.

Alma - Henrique Sá Pessoa

Quais são os seus pratos/receitas preferidos e que justificam uma viagem?
No caso do Alma o "Leitão", "Calçada de bacalhau", o "Foie gras" ou o nosso "Mar e citrinos" são pratos muito nossos que fazem a diferença! Mas vai sempre depender do gosto de cada um!

Quais são os restaurantes que gosta de frequentar e recomenda sempre aos amigos?
Sou fã da Casa de Chá da Boa Nova do Rui Paula, e do Vistas, do Rui Silvestre. Num registo mais gastronómico e mais informal do Ramiro, Tasca da Esquina, Cevicheria ou do Prado.

O guia Boa Cama Boa Mesa 2022 vai ser publicado a 8 de abril, mas pode fazer já a pré-reserva e beneficiar de 25% de desconto e de portes grátis (para os subscritores Expresso) através do email apoio.cliente.ip@impresa.pt ou do Tel. 214698801 (dias úteis das 9h00 às 19h00 e sábados das 9h00 às 17h00). O guia Boa Cama Boa Mesa 2022, com a seleção dos melhores alojamentos e restaurantes de Portugal, vai custar €18,90.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate