Há um novo hotel em Aveiro de atmosfera luxuosa e intimista
O novo 1877 Estrela Palace abre hoje, 21 de março, com nove quartos e suítes, diante do canal central da ria de Aveiro. Um cuidadoso trabalho de recuperação preservou os elementos de Arte Nova do palacete histórico onde funcionou a pensão Estrela
Quando Ana Saraiva se deparou com este edifício do século XVIII, antiga morada da pensão Estrela, “foi amor à primeira vista”. Era “impossível ficar indiferente à magia daquele espaço”, recorda. Deixou-se encantar pela estrutura e pela localização, a dois passos do canal urbano principal da ria de Aveiro, gozando de uma vista privilegiada para a artéria lagunar e o bulício citadino. Ana e o marido, Mário Santos, compraram o edifício, recuperaram-no e o resultado é o 1877 Estrela Palace, um luxuoso e exclusivo alojamento que abre a 21 de março no coração de Aveiro.
Desperta atenção, desde logo, a fachada coberta de azulejos. Foram produzidos em Portugal na década de 80 do século XIX e ali colocados por uma importante família de negociantes aveirenses com ligações comerciais a Inglaterra, os Barbosa, que chegaram a ser proprietários do palacete. Cruzando a porta de entrada, aparece a obra de arte de Pedro Guimarães e o surpreendente requinte das divisões. Conservaram-se os elementos de Arte Nova – recorde-se que Aveiro é membro da “Réseau Art Nouveau Network” e tem até um Museu Arte Nova nas imediações -, os tetos trabalhados e “figuras mitológicas”, restaurou-se uma cúpula, as madeiras e apostou-se nos veludos.
O projeto de recuperação técnico esteve a cargo da arquiteta Sónia Cruz, que manteve todos os elementos do edifício, e o design de interiores tem a assinatura da diretora criativa da Spacitude, Lara Lucas. Ao orientarem o trabalho para a riqueza dos detalhes, preservam uma identidade confirmada pelo tempo e põem em evidência a exuberância do conjunto. Veem-se mármores italianos, móveis personalizados, puxadores de cerâmica artesanal banhados a ouro, o majestoso candeeiro com 12 metros em vidro, elegantes paredes e tetos pintados à mão e até a imitar a madeira.
Retratos projetados pelo artista Diogo Landô revelam a identidade de alguns ilustres aveirenses, como José Estêvão, a Princesa Santa Joana ou as figuras do Marnoto e as Salineira, e dão nome a cada um dos nove quartos e suites (desde €185). Alguns dos alojamentos oferecem vista direta para a ria, os outros para uma rua central e, no último piso, há uma Suíte Superior com varanda e jacuzzi. É também neste piso que fica o bar, aberto apenas para os hóspedes, apoiado por um terraço sobranceiro à cidade. Além do pequeno-almoço, estará disponível brunch para pedidos no momento da reserva.
“À exuberância e charme da arquitetura pré-existente, a qual foi recuperada de modo exímio, aliamos o luxo e conforto contemporâneos que vieram elevar a sua essência. O objetivo é darmos a conhecer aos nossos futuros hospedes um pouco da história e cultura locais, preservando sempre o seu conforto e privacidade, para que tenham uma experiência única neste elegante palacete. Foram cinco longos anos de obras, em que tudo foi projetado ao mais pequeno detalhe para uma visita inesquecível, pelo que estamos prontos para receber”, comenta Ana Saraiva.
A gestão do 1877 Estrela Palace (Rua José Estevão, 4, Aveiro) é assegurada pela Unlock Boutique Hotels, que conta já com 16 hotéis no portefólio, sendo responsável pela gestão de várias unidades por todo o país, como Casa Melo Alvim e o Melo Alvim Suites & Apartments (Viana do Castelo), o Monverde Wine Experience Hotel (Amarante), o The Noble House (Évora) e o Hotel da Estrela (Lisboa).