Boa Cama Boa Mesa

Preparados no pote como antigamente, em Vila Verde vão ser servidos 2 mil litros de caldo

Preparados no pote como antigamente, em Vila Verde vão ser servidos 2 mil litros de caldo

À moda antiga, os caldos são confecionados no pote, sobre a lenha e ao ar livre. Na localidade de Sabariz, em Vila Verde, há 26 variedades e 2 mil litros de caldo para provar este sábado, 20 de setembro

Há de javali, de rabo de boi, à provinciana, à aldeia e à lavrador, mas também de ministros. Também pode ser de tomate, enchido suíço, bacalhau ou feijão merino com castanhas. Variedade é o que não falta à Festa do Caldo, que se prepara para servir cerca de 2 mil litros desta receita, elaborada com produtos da agricultura local.

Sem pressas, preparados em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, os caldos elaborados como antigamente marcam o ambiente da festa popular. Este sábado, 20 de setembro, na localidade de Sabariz, no município minhoto de Vila Verde, há 26 variedades de caldo para provar. Cada tijela de barro custa €7 e permite repetir as vezes que se desejar.

Festa do Caldo

A partir das 17h00, no recinto da sede da Junta de Freguesia de Sabariz, os caldos começam a ser preparados no recinto, ao ar livre, “sem varinhas mágicas, nem enlatados”, refere a organização ao jornal “O Minho”. O serviço tem início pelas 19h00, momento em que, além dos variados caldos, serão também servidas pataniscas e bifanas.

Na preparação de ingredientes como couves, repolho, nabos, nabiças, feijões, carne, farinha e batata esmagada à colher estão cozinheiros voluntários, homens e mulheres da freguesia de Sabariz e da localidade vizinha de Vale do Homem.

Festa do Caldo

Há caldo saloio; de ministros, de repolho com feijão-branco, feijão-vermelho com couve galega, ossobuco com feijão moleiro, farinha, bacalhau, feijão meirinho com castanhas, feijão-verde ou de javali são algumas das receitas à prova. Estarão também disponíveis caldo de penca com tora, de repolho com carne de vaca ou carne de porco, caldo do campo, de rabo de boi, abóbora, lentilhas e enchido suíço, além do típico caldo verde. Completam o leque as variedades de caldo à provinciana, da aldeia, de tomate, à lavrador, juliano, de legumes, de pedra e ainda de galinha.

Festa do Caldo

O convívio, integrado na Rota das Colheitas, uma iniciativa que celebra as tradições antigas da região, é organizado pela Associação Popular de Sebariz com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate