Boa Cama Boa Mesa

Alojamento de luxo no Porto encerra repentinamente. Hóspedes realojados noutras unidades

Quartos da Maison Bleue, alojamento de luxo no Porto cuja gestão pelo Grupo Vila Foz chegou ao fim em setembro de 2025
Quartos da Maison Bleue, alojamento de luxo no Porto cuja gestão pelo Grupo Vila Foz chegou ao fim em setembro de 2025
DR

Gerida pelo grupo Vila Foz e com um restaurante comandado pelo chef Arnaldo Azevedo, a Maison Bleue, guesthouse de luxo com uma galeria de arte, localizada na rua da Restauração, no Porto, encerrou de um dia para o outro, surpreendendo os próprios hóspedes

O anúncio foi feito pelo próprio grupo Vila Foz, que assumiu a gestão do espaço – guesthouse e restaurante - em março de 2025. Nas redes sociais pode ler-se: “Informamos que o Grupo Vila Foz já não tem qualquer ligação ao projeto Maison Bleue, por razões externas à responsabilidade do grupo. Assinalamos também o encerramento do restaurante RESTART by Vila Foz, na Rua da Restauração 276. A todos os que nos visitaram, deixamos o nosso mais sincero agradecimento”.

Acrescenta-se ainda que o Vila Foz mantém, “com entusiasmo, o nosso compromisso em receber os nossos clientes no Vila Foz Hotel & Spa e em continuar a criar experiências gastronômicas de excelência nos restantes restaurantes do grupo”, a saber, o Vila Foz e o Flor de Lis, inseridos no hotel Vila Foz e Spa, na Foz do Douro, o Bistrô by Vila Foz, no Mercado de Matosinhos e o recente Taglio by Vila Foz.

Ao Boa Cama Boa Mesa, Paulo Costa, proprietário do grupo Vila Foz, garantiu que “não há hóspedes desalojados na Maison Blue. Foram todos recolocados em unidades à escolha de cada cliente”, assegurou, acrescentando que “decidimos rescindir contrato, unilateralmente, conforme as cláusulas do próprio contrato”.

Maison Bleue
DIANA TEIXEIRA LOPES

A NiT – New in Town, refere, por seu turno, que os hóspedes da Maison Bleue foram “forçados a sair”.

“No dia em que tomámos a decisão de nos afastarmos do Maison Bleue, deixámos a gestão do alojamento e encerrámos o restaurante”, confirmou à mesma publicação Mariana Costa, membro da equipa de comunicação do Grupo Vila Foz, reforçando que a medida foi tomada “por razões alheias ao grupo”. A mesma fonte garante à NiT que os hóspedes que estavam hospedados na guesthouse, sob a alçada do Vila Foz, foram informados e terminaram a estadia “sem constrangimentos”.

O Boa Cama Boa Mesa tentou contactar o Maison Bleue, sem sucesso. O site do alojamento de luxo encontra-se, aliás, indisponível.

Alojamento, galeria de arte e restaurante com vista sobre o Douro

Maison Bleue

O Boa Cama Boa Mesa visitou o alojamento antes de a gestão ser assumida pelo grupo Vila Foz. Sobre o espaço, que reunia as valências de alojamento, restaurante e galeria de arte, escrevia na altura:

É numa senhorial casa típica do Porto, de tetos trabalhados, amplas janelas e imponentes escadarias que se instala a Maison Bleue. Simultaneamente alojamento, restaurante e galeria de arte, a zona exterior, dotada de amplo terraço e onde está a nascer um espaço para eventos, está aberta ao público em geral. Com vista sobre o Douro, pode desfrutar de almoços, jantares ou de uma variada carta de bar.

Reservados a hóspedes estão os 11 quartos e suítes (desde €150), de diversas tipologias que aproveitaram a configuração da antiga casa senhorial, totalmente recuperada mantendo detalhes originais a partir do projeto de arquitetura de Luís Peixoto. A decoração ficou a cargo de Joana Poças (também responsável pelo Vinha Boutique Hotel) e Paula Brito.

Maison Bleue
DIANA TEIXEIRA LOPES

Com foco em artistas nacionais, a coleção de arte do espaço revela-se pelas paredes dos diversos espaços, comuns e privados do alojamento, e conta também com algumas referências internacionais. Em breve, um espaço abrirá para exposições temporárias em colaboração com Serralves e a Faculdade de Belas Artes do Porto. Pintura, escultura, fotografia e instalações fazem parte do espólio.

Os preços de estadia da Maison Bleue Luxury Guesthouse & Art (Rua da Restauração, 292, Porto. Tel. 224904583) começam em €150.

Notícia atualizada às 19h40.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate