Boa Cama Boa Mesa

Da origem ao prato: novo projeto dá a conhecer percurso dos alimentos da produção à confeção

Best Farmer, um dos produtores que receberá alunos da Escola de Hotelaria de Lisboa
Best Farmer, um dos produtores que receberá alunos da Escola de Hotelaria de Lisboa

Colocar futuros chefs de cozinha e de sala em contacto com ingredientes, produtores e regras de qualidade e segurança alimentar é objetivo do Kitchers.O novo projeto-piloto do Recheio que leva os alunos da Escola de Hotelaria de Lisboa à descoberta da origem dos produtos e do saber fazer de especialistas da área

Do prado ao prato. Conhecer a origem dos ingredientes, o trabalho dos produtores, acompanhar o percurso que fazem até à mesa e dessa forma aproximar os alunos da realidade do setor é o objetivo do novo programa Kitchers. Da autoria do Recheio, põe em contacto produtores e especialistas de várias áreas com os alunos dos polos de Lisboa e Santa Iria da Escola de Hotelaria de Lisboa.

Através deste projeto-piloto, que decorre entre setembro de 2025 e junho de 2026, os futuros profissionais de hotelaria e gastronomia terão acesso a visitas de estudo a fornecedores de marca própria e a produtores das áreas de frutas e legumes, pecuária e aquacultura. Em experiências em loja Recheio, terão oportunidade de conhecer os fluxos dos produtos, os processos de segurança e qualidade alimentar, que culminam em showcookings conduzidos por chefs Recheio. A iniciativa abrange 288 alunos e 15 formadores.

Sea Culture, dedicada à aquacultura, acolhe o Kitchers

O Kitchers contempla ainda palestras temáticas sobre qualidade, marcas próprias e sustentabilidade; masterclasses exclusivas Best in Class, para os melhores alunos, com chefs de renome e o Desafio do Mês, onde os alunos são convidados a criar receitas e pratos criativos com ingredientes frescos e marcas Recheio.

Trata-se de um programa que “visa aproximar a escola da realidade do mercado e reforça a importância de formar jovens preparados para o futuro do setor da hotelaria e restauração”, destaca Pedro Bernardo, Diretor-Geral da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Impactar positivamente o futuro do setor
Plantação da Hey Vita! é um dos locais de visita do Kichers

Para o Recheio, o programa representa um passo estratégico no reforço da ligação com a comunidade educativa e um investimento no futuro do setor.

Valores como a qualidade, a segurança alimentar e a sustentabilidade são cada vez mais decisivos no canal HoReCa e é essencial que, desde cedo, os estudantes tenham oportunidades de conhecer como estes valores são aplicados e fazem a diferença no mercado de trabalho. Foi com esse enquadramento que concebemos o Kitchers, conscientes da necessidade crescente de formação no setor e assumindo, enquanto Recheio, um papel ativo nesse caminho. Queremos oferecer um complemento eminentemente prático e diferenciador aos conteúdos do ensino profissional, fazendo do programa uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional, para que o setor possa contar com novos profissionais mais bem preparados e com paixão reforçada pela gastronomia”, afirma Vanessa Silva, diretora de Marketing do Recheio.

Vanessa Silva, diretora de Marketing do Recheio

A construção do programa decorreu a quatro mãos com Escola de Hotelaria de Lisboa que abraçou de imediato e acolhe o projeto-piloto neste ano letivo de 2024-2025. O projeto-piloto é apresentado oficialmente dia 18 de setembro no Centro de Juventude de Lisboa do Instituto Português do Desporto e Juventude e poderá, no futuro, alargar-se a outras escolas.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate