De uma aldeia abandonada, nasceu um hotel onde o luxo tem vista para o Douro
Na antiga aldeia de Dajas, em Marco de Canaveses, de um sonho de família, nasceu o Dajas Douro Valley, um hotel onde se respira calma, tranquilidade e natureza, com vista para o rio e pleno de requinte
Tudo começou com um terreno, numa encosta do Douro, onde Alexandra Martins e o pai, sempre sonharam, nos passeios pelo rio, edificar uma casa de família no terreno que detinham com 3000 metros quadrados. Nesse terreno ficava uma aldeia abandonada, com oito casas, e quis o infortúnio que, com o falecimento do pai, o projeto ficasse quase por realizar. Ponderou-se a venda do terreno, mas, Artur Dias, o marido de Alexandra, decide que não se faria a venda e que ficava na família.
Dajas Douro Valley
Dajas Douro Valley
17
A aldeia na propriedade, em Marco de Canaveses, tinha oito casas e a casa da professora, que, posteriormente, é posta à venda e adquirida pelo casal, bom como a Casa Escola, onde funcionou a escola primaria. Lentamente, adquiriram o que faltava e hoje a propriedade tem, conta Alexandra Martins, “30 mil metros quadrados, 13 hectares”. A partir dai, começaram a desenvolver o projeto. Primeiro foi a receção, numa antiga mercearia. Depois, uma plantação de limão mão de Buda, e limão caviar, e a transformação das casas em alojamento.
Dajas Douro Valley
Dajas Douro Valley
16
O Dajas Douro Valley tem oito casas disponíveis (a partir de €150), seis piscinas e um total de 20 quartos. Das seis piscinas, somente uma é aberta a todos os hóspedes, fica na Casa Mãe e tem 13 metros por sete. As outras são privadas, localizadas nas exclusivas villas garantindo total isolamento. Alexandra Martins explica que “a Casa Escola tem três quartos, a Casa Mina tem três suites, a Casa do Lagar tem três suítes, cada uma com uma piscina privada”. Já a Casa do Laranjal, continua Alexandra, “é uma villa T2, com duas suítes, sala e piscina”.
Dajas Douro Valley
Dajas Douro Valley
18
A oferta não fica por aqui. No restaurante, aberto somente por encomenda, o Dajas Douro Valley serve, comida típica da região e do país. Com a vantagem de, caso o cliente assim o deseje, o chef poder deslocar-se às villas para fazer um almoço ou um jantar privado”. Paralelamente “há provas de vinhos, passeios de barco e de mota de água, stand up padel e caiaques. Há ainda buggies para passear pela propriedade, uma “wine shop” com vinhos e produtos regionais, e, afiança Alexandra, “com um bocadinho de Portugal, porque fomos buscar os melhores produtos, das conservas às bolachas, passando pelo sal de Aveiro e muitos outros produtos”.
Dajas Douro Valley
Dajas Douro Valley
17
O Dajas Douro Valley (Rua de São Martinho, Sande e S. Lourenço do Douro. Tel. 969687531) foi inaugurado dia 6 de setembro. Para lá chegar pode optar pelo carro, pelo comboio ou atracar de barco no ancoradouro privado.