Boa Cama Boa Mesa

Bandeira Azul 2025: cinco novas praias fluviais para mergulhar no Centro de Portugal

Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, Cadima, Cantanhede — Bandeira Azul 2025
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, Cadima, Cantanhede — Bandeira Azul 2025
CM Cantanhede

Entre as 50 zonas balneares interiores galardoadas com Bandeira Azul, 29 localizam-se na região Centro. Conheça as cinco praias que se estreiam nesta lista, três das quais no município de Cantanhede

Águas cristalinas e frescas, ambiente natural e tranquilidade. Das 444 distinções atribuídas em todo o país para a época balnear de 2025, o Centro de Portugal concentra 64 praias costeiras, 29 praias fluviais e ainda uma embarcação de ecoturismo em Aveiro. A região lidera, com grande destaque, no número de praias fluviais distinguidas: 29 das 50 zonas balneares interiores localizam-se em municípios do Centro. Este ano, existem cinco novas praias fluviais com Bandeira Azul, três das quais no município de Cantanhede.

Conheça as cinco novas praias fluviais da região Centro com Bandeira Azul:

Olhos d’Água do Alviela (Alcanena)

Praia Fluvial dos Olhos d’Água do Alviela, Alcanena — Bandeira Azul 2025, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Nos limites do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, esta zona balnear recupera, em 2025, a Bandeira Azul perdida em 2009. Rodeada por espaços relvados, zonas de sombra, parque infantil e de merendas com grelhadores, conta ainda com bar/restaurante, parque de campismo e o Centro de Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio.

A época balnear vai até 30 de agosto, com vigilância e apoio permanente. O cenário é completado por açudes com água de nascente, trilhos pedestres, circuitos de BTT e um miradouro com vista panorâmica.

Ançã (Cantanhede)

Piscina Natural de Ançã, Cantanhede — Bandeira Azul 2025, junto à ponte romana e à Fonte de Ançã
CM Cantanhede

Conhecida como Piscina Natural de Ançã ou Piscina Fluvial de Ançã, esta nova zona balnear com Bandeira Azul tem época balnear, com nadador-salvador, prevista até 14 de setembro. Por se localizar no centro da localidade, recomenda-se estacionar o automóvel logo que encontre lugar e seguir a pé.

A piscina natural de Ançã situa-se junto à ponte romana, um dos vários pontos de interesse históricos da freguesia. “A água clara e límpida está sempre em renovação, já que chega diretamente do caudal da Fonte de Ançã”, explica a Câmara Municipal de Cantanhede. A zona da piscina oferece diferentes graus de profundidade, adequados a adultos e crianças, e conta com uma plataforma (ilha) ao centro.

O enquadramento inclui o casario tradicional de Ançã e vegetação envolvente. É possível percorrer a ribeira, com caminhos de pedra e pequenas pontes. Para além dos banhos refrescantes, vale visitar o Moinho da Fonte de Ançã, ainda em funcionamento para moer cereal que dá origem aos famosos bolos de Ançã ou de Cornos. Para um momento de descanso, há o Quintal da Fonte, bar de apoio, ou a oportunidade de explorar o Museu Etnográfico e a praça do Pelourinho.

Olhos de Fervença (Cantanhede)

Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, Cadima, Cantanhede — Bandeira Azul 2025, com areal, socalcos e ribeira da Corujeira
CM Cantanhede

O nome tem origem nos pequenos “olhos” por onde a água brotava do chão, a borbulhar no solo arenoso. Assim ganhou popularidade a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, que se estreia em 2025 entre as áreas balneares interiores distinguidas com Bandeira Azul.

Situada na freguesia de Cadima, a praia resultou de “uma intervenção de fundo que incluiu o correto aproveitamento do espaço envolvente como zona de lazer, designadamente com a criação de um pequeno areal e área de prado relvado para banhos de sol e descanso, circuitos pedonais, bar com esplanada, balneários, parque de merendas e campo de jogos”, descreve a autarquia.

Com profundidade máxima de 1,20 m, as águas da ribeira da Corujeira proporcionam banhos refrescantes. Os socalcos em anfiteatro convidam ao descanso, enquanto a beleza natural incentiva a percorrer os trilhos existentes. Durante a época balnear, realizam-se ainda vários eventos.

Sete Fontes (Cantanhede)

“Praia Fluvial das Sete Fontes, em Ourentã, Cantanhede — Bandeira Azul 2025, com zona de banhos oval e parque de lazer”
CM Cantanhede

A terceira praia interior do município de Cantanhede a estrear-se com Bandeira Azul em 2025 é a Praia Fluvial das Sete Fontes, situada na freguesia de Ourentã, junto à Nacional 234 e a apenas 6 km da A1 (Lisboa/Porto).

A área balnear foi construída em forma oval e a zona de banhos tem uma profundidade máxima de 1,2 m, garantindo segurança para toda a família. Conta com nadador-salvador até meados de setembro. A Junta de Freguesia de Ourentã destaca que “esta zona de lazer tem ainda as 7 Fontes junto ao bar, um percurso de manutenção de fácil utilização, um lavadouro público coberto, parque de estacionamento ao lado da praia fluvial e um parque infantil, havendo sempre atividades a decorrer no parque de lazer das Sete Fontes”.

O parque de lazer dispõe de espaço para merendas ao lado da piscina fluvial, equipado com mesas e churrasqueira. Por detrás do Bar 7 Seven, com agradável esplanada e chuveiros, junto ao parque infantil, encontra-se outra área de merendas.

Cornicovo (Penacova)

Praia Fluvial de Cornicovo, no rio Alva, Penacova — Bandeira Azul 2025, com açude e ponte de madeira
UF de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego

Com época balnear a decorrer até 14 de setembro, a Praia Fluvial de Cornicovo, no rio Alva, estreia-se com Bandeira Azul e promete um verão refrescante. Localizada entre as aldeias de Laborins e Hombres, a nova área balnear foi recentemente objeto de requalificação.

Descrita pela União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego como “um refúgio de paz e beleza natural”, a zona balnear é marcada por um pequeno açude que, além de criar uma área de banhos, permite atravessar o rio Alva. A passagem é também usada como solário, ainda que a natureza envolvente ofereça muitas áreas de sombra e descanso. Na extremidade da praia, uma pequena ponte de madeira confere ambiente bucólico.

A Praia Fluvial de Cornicovo dispõe de parque de merendas e ampla área de estacionamento. Em redor, é possível percorrer a Rota do Pão, com 17,4 km, que ao longo da margem do Alva conduz até à Praia do Vimieiro, também com Bandeira Azul.

Consulte a lista completa das 444 praias, marinas e embarcações distinguidas com Bandeira Azul em 2025 no site oficial da Bandeira Azul.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate