Boa Cama Boa Mesa

Inspirado em Sarajevo, Ljubomir Stanisic cria hambúrger “filha da mãe” para o Burger King

Inspirado em Sarajevo, Ljubomir Stanisic cria hambúrger “filha da mãe” para o Burger King

Um de verão, de inspiração mexicana, outro de inverno, com sabores de Sarajevo e o pão da mãe Rosa: o premiado chef Ljubomir Stanisic criou dois hambúrgueres para o Burger King. O primeiro já está a ser servido desde 24 de junho

A partir de 24 de junho há um novo hambúrguer na cadeia Burger King. É criado pelo chef Ljubomir Stanisic, dos restaurantes 100 Maneiras e Bistro 100 Maneiras, ambos em Lisboa. Sem que o nome tenha sido revelado, o chef conta que será “um hambúrguer muito fora, com um pão completamente diferente, que foi o que mais tempo demorou a criar”. Terá, revela Ljubomir Stanisic ao Boa Cama Boa Mesa, “inspiração exótica. Chama-se King Ljubomir (a partir de €12,20), é servido num pão brioche com chipotle e achiote, especiarias muito populares na América do Sul, e complementado com guacamole, abacate fresco, tomate, cebola e queijo cheddar fumado. Disponível na versão grelhada, carne ou vegetal, single ou double, e na versão 100% peito de frango crocante.

Lubomir Stanisic

A versão de inverno, vai ser “filha da mãe”, confidencia Ljubomir Stanisic. É “inspirado na minha cidade, Sarajevo, e num prato local chamado Plejeskavica”, uma receita de carne picada semelhante a um hambúrguer, mas geralmente elaborada com uma mistura de carnes picadas, de porco, vaca ou cordeiro, e temperada com especiarias". Tem como elemento diferenciador, detalha o chef, “o pão da minha mãe, o “pão da mãe Rosa” que servimos no 100 Maneiras, com cebola, e smash potato”. As King Fries, também tiveram intervenção do chef sendo cobertas com molho de trufa, um molho de assinatura do chef Ljubomir, molho barbecue, cebola e cenoura caramelizadas. Ljubomir criou ainda um King Fusion, com a base de baunilha, com toppings de um coulis líquido de goiaba e um topping crocante com caramelo, chocolate branco e Peta Zetas.

Ljubomir Stanisic
Nash Does Work

Cada um dos hambúrgueres criados por Ljubomir Stanisic para o Burger King terá uma versão de carne, com um ou dois hámburguérs, outra de frango e ainda uma vegetariana. É a realização de um sonho antigo, assume o chef, que diz que “sempre quis chegar a todas as pessoas, coisa impossível com os meus restaurantes, mas agora realizável”. O desafio da cadeia de fast food norte-americana foi aceite por “me identificar com a marca e com os princípios de sustentabilidade que aplicam na cozinha”.

King Ljubomir

A colaboração de chefs consagrados com a cadeia de hambúrgueres não é nova na Península Ibérica. Em 2024 chegou ao mercado o “King Dabiz”, resultado da colaboração entre a Burger King e o chef David Muñoz do restaurante DiverXO, com três estrela Michelin em Madrid. O Burger King foi fundado nos Estados Unidos em 1953. Entrou no mercado português em 2001, com dois restaurantes. Atualmente tem 205 restaurantes em Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate