Exclusivo

Boa Cama Boa Mesa

“Foi uma surpresa e uma notícia menos boa no meio de outras bem piores”: Ljubomir Stanisic reage à perda de estrela Michelin no 100 Maneiras

Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic
Fabrice Demoulin

Foi no próprio dia da Gala Michelin, para a qual foi convidado, que Ljubomir Stanisic soube que iria perder a estrela no restaurante 100 Maneiras, em Lisboa. O chef reconhece que este é uma “notícia menos boa”, mas que não o impede de continuar a trabalhar para “agradar aos clientes, às equipas e a nós mesmos”

Foi na manhã de 25 de fevereiro, dia da segunda Gala Michelin em Portugal, que Ljubomir Stanisic foi informado que não iria renovar a estrela Michelin no restaurante 100 Maneiras. Recorde-se que o espaço no Bairro Alto, em Lisboa, mantinha a distinção desde a primeira atribuição em 2020. Na sala, e antes do início da cerimónia, muito se especulou sobre a ausência do mediático chef e a razão acabou por ser conhecida e confirmada no final da gala: o restaurante 100 Maneiras, em Lisboa, perdera a estrela Michelin. Este ano, foi o único “despromovido”, relativamente à lista de premiados de 2024.

Contactado pelo Boa Cama Boa Mesa, Ljubomir Stanisic foi pragmático nas respostas: “O nosso objetivo não são os prémios, sendo somente um reconhecimento do trabalho feito diariamente. E este ano, como nos outros anos, foi feito muito trabalho e muito investimento de todos os que integram o projeto 100 Maneiras. Foi – e está a ser – um ano particularmente difícil para a restauração em Portugal. Por isso, foi uma surpresa e uma notícia menos boa no meio de outras bem piores, como o fecho de muitos restaurantes, sobretudo os de gestão independente e sem grupos económicos de suporte”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate