Boa Cama Boa Mesa

Conheça os chefs que vão cozinhar na Gala do Guia Michelin Portugal 2025

Gala Michelin 2025 realiza-se no Porto
Gala Michelin 2025 realiza-se no Porto
Pedro Rego

Nove chefs preparam o menu sob a coordenação de Rui Paula, Ricardo Costa e Vítor Matos. A gala Michelin, que decorre dia 25 de fevereiro, é antecedida por um debate em Braga sobre gastronomia e vinho

Já são conhecidos os chefs responsáveis pelo jantar da segunda edição da Gala Michelin em Portugal. Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova, Ricardo Costa, do The Yeatman e Vítor Matos, do Antiqvvm, todos com duas estrelas Michelin, coordenam a cozinha onde estarão também António Loureiro, do restaurante A Cozinha, Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio, Óscar Geadas, do G Pousada, Julien Montbabut, do portuense Le Monument, Pedro Lemos, do restaurante Pedro Lemos e Arnaldo Azevedo, do Vila Foz, todos com uma estrela Michelin.

Apresentação da Gala Michelin 2025, no Porto

Na celebração da gala deste ano realiza-se um debate sob o tema “Gastronomia e Vinho”, moderado por Luís Castro, a 18 de fevereiro, no Theatro Circo, em Braga. Participam Pedro Lemos, chef do restaurante Pedro Lemos, Dirk Niepoort, produtor de vinho, Luis Sottomayor, enólogo da Sogrape, Elisabete Fernandes, sommelière e diretora de vinhos do The Yeatman. Juntam-se à conversa Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Manuel Carvalho, jornalista, Luis Gutiérrez, crítico de vinhos Robert Parker Wine Advocate para Espanha, Portugal e a região do Jura, em França, e ainda Marcos Lagoa, enófilo.

Gala Michelin, no Algarve

A jornalista e apresentadora Marta Leite Castro terá a missão de apresentar esta edição da Gala, com a chef de pastelaria Juliana Penteado, a quem caberá receber os convidados na passadeira vermelha. “A Gala de apresentação da nova seleção do Guia Michelin Portugal 2025 promete ser um tributo à excelência culinária do Porto e Norte de Portugal, uma região reconhecida pela sua riqueza gastronómica e cultural” diz a Michelin em comunicado apresentado esta terça-feira em Bragança. A Gala terá lugar a 25 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde será dada a conhecer a nova seleção de restaurantes incluídos no guia de 2025, o segundo exclusivamente dedicado a Portugal.

Na apresentação da equipa que conduz o jantar de Gala, a Michelin adianta que o grupo “reflete a diversidade e a criatividade da gastronomia portuguesa, renovando o valor dos produtos locais mediante técnicas inovadoras, e de narrativas culinárias que ligam tradição e vanguarda. As suas propostas destacam-se pela capacidade para reinterpretar ingredientes autóctones, logrando cativar os sentidos e evocar o rico património cultural do país. Cada prato será uma experiência única, que celebra tanto as raízes como as novas perspetivas que definem a cozinha portuguesa atual”.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate