Boa Cama Boa Mesa

Isabel Costa e João Tomás, Prémio Carreira 2024: “Esta distinção dá-nos força e responsabilidade para novos projetos”

Isabel Costa e João Tomás, Prémio Carreira 2024: “Esta distinção dá-nos força e responsabilidade para  novos projetos”
Sanda Vuckovic

Depois da surpresa inicial, Isabel Costa e João Tomás, vencedores do Prémio Carreira 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa, reagem com orgulho à distinção, prometem mais investimentos, mostram preocupação com o futuro do interior de Portugal e pedem maior atenção política para a região da serra da Estrela. A distinção vai ser entregue a 8 de abril na cerimónia anual dos prémios Boa Cama Boa Mesa

Confessam ter sido com “enorme surpresa” que receberam a notícia da atribuição do Prémio Carreira 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa. Depois destes primeiros momentos e na primeira reação à distinção, os empreendedores Isabel Costa e João Tomás, consideram que “receber este prémio dá-nos força e responsabilidade para desenvolver novos projetos”.

Casa das Penhas Douradas

Isabel Costa e João Tomás têm como atividade empresarial as áreas da hotelaria e do têxtil, tendo criado a marca Burel – Mountain Originals, que integra, entre outros projetos, a Casa de São Loureço, a Casa das Penhas Douradas e a TrendBurel - Burel Factory. O Júri do Prémio Carreira deliberou que “reconhecem-se e distinguem-se, desta forma, duas pessoas que, em conjunto, têm demonstrado um empreendedorismo extraordinário, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Interior do país, nomeadamente, da região da serra da Estrela, conjugando hotelaria e cultura, com a vertente industrial e criativa da lã, revitalizando o burel, como marca distintiva e identitária, e valorizando económica e socialmente o território onde exercem a sua atividade”.

Casa de São Lourenço

Isabel Costa e João Tomás afirmam olhar para a “Serra da Estrela como destino de natureza e turístico”, mas também na “perspetiva do desenvolvimento do conhecimento e das indústrias locais”. Reconhecem que “a dificuldade dos acessos afasta investimento e turistas da região”, que é preciso, pelas entidades competentes, “a comunicação do interior como destino turístico”. Face ao resultado das últimas eleições legislativas, o casal de empresários teme que “a nova realidade política não traga nada de melhor”, e que estão "muito preocupados com o que pode acontecer”. No entanto, querem acreditar que “nada do que está planeado, nomeadamente, no PRR, não seja posto em causa, porque há muitos investimentos estratégicos para Portugal que dependem da execução destes projetos”.

Burel Factory
José Vicente

O futuro de Isabel Costa e João Tomás passa, para já, pela criação Casa Jones, perto da Casa das Penhas Douradas, um “chalet de charme”, vocacionado para o turismo científico e de interpretação ambiental na serra da Estrela, com a colaboração do Geopark Estrela. Com apenas seis quartos, pode ser alugado na totalidade, o que vai permitir privacidade e exclusividade.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate