Em Baião está de regresso o “Frango alourado e arroz com favas” do livro “A Cidade e as Serras” de Eça de Queiroz
Chama-se Taberna Lura e assinala o regresso de António Queiroz Pinto à cozinha, depois do encerramento do Restaurante de Tormes, na Fundação Eça de Queiroz. Em Baião, há petiscos e sabores regionais para partilhar e o famoso “Frango alourado e arroz com favas”
O mês de fevereiro fica marcado pela abertura de uma nova tasca em Baião, onde a tradição se alia aos melhores produtos regionais, numa ementa pensada para convívios entre amigos e refeições de conforto. O responsável por esta novidade é António Queiroz Pinto, que se estabelece em nome próprio, depois de alguns anos à frente do Restaurante de Tormes, na Fundação Eça de Queiroz, que encerrou a 31 de dezembro de 2023.
Taberna Lura
As bases da cozinha correm-lhe no sangue, é filho de António Pinto, responsável pelo icónico restaurante Pensão Borges, também em Baião. Foi aqui que criou as bases de cozinha que a partir desta terça-feira, dia 20 de fevreiro, apresenta no novo espaço a que deu o nome de Taberna Lura. A sala principal tem 40 lugares e foi desenhada para a partilha da refeição entre amigos, contando também com uma vasta garrafeira.
Taberna Lura
Para petiscar, na Taberna Lura há “Peixinhos da horta”, “Cogumelos salteados”, “Pataniscas de bacalhau” e “Alheira” regional. Pode optar por uma “tábua de queijos e enchidos”, pelo “Pastelão de bacalhau” e pelo “Pastelão de salpicão”, ou por uma dose de “Javali estufado”. Os “Rojões” e os “Ovos rotos de presunto” também fazem parte das alternativas. Nos peixes, há apenas a proposta de “Bacalhau assado na brasa com batata a murro”. Todos os dias, a Taberna Lura serve um “Caldo do dia”, preparado em panela de ferro, e, por encomenda, “Arroz de cabidela”, “Anho assado no forno a lenha” e “Cozido à portuguesa”.
António Queiroz Pinto - Taberna Lura
Os pratos de carne da Taberna Lura passam pelo já famoso “Frango alourado e arroz com favas”, receita citada por Eça de Queiroz no livro “A Cidade e as Serras”. Conte ainda com “Arroz de aba de vitela arouquesa”, prato típico das feiras de gado da região, servindo ainda o “Costeletão na brasa com batata a murro” e “Anho na brasa e milhos”. Para sobremesa, há “Romeu e Julieta”, “Rabanada Poveira e gelado de baunilha" e “Laranja da Pala” (preço médio €25).
A Taberna Lura (Rua de Camões, 330, Campelo, Baião. Tel. 916252664) abre de terça domingo das 15H00 às 22h00, ao sábado está aberta até às 23h00. Tem uma esplanada.