Boa Cama Boa Mesa

Arroz cremoso de peixe e marisco: delicado e intenso, como o mar de Porto Covo

Arroz cremoso com peixe e camarão, no restaurante Lamelas
Arroz cremoso com peixe e camarão, no restaurante Lamelas
Gonçalo F. Santos

A seleção de produtos locais junta-se à exímia técnica de confeção da chef Ana Moura para tornar o “Arroz cremoso de peixe e marisco”, um prato de prova obrigatória no restaurante Lamelas, em Porto Covo. A equipa Boa Cama Boa Mesa está a percorrer o país para selecionar hotéis e restaurantes que vão integrar o guia anual, a publicar em abril de 2024. Até lá, fique a conhecer algumas das sugestões que justificam a viagem

Arroz cremoso de peixe e marisco: delicado e intenso, como o mar de Porto Covo

Dora Troncão

Jornalista

Estamos em Porto Covo e, por isso, podemos ter a sorte de, mesmo no Outono ou Inverno, o sol brilhar e, como o restaurante Lamelas está aberto ao longo de todo o ano, temos boas probabilidades de nos sentarmos na varanda do restaurante a olhar o mar e a falésia. Conseguimos, então, o cenário ideal para provar o “Arroz cremoso de peixe e marisco” que é simultaneamente uma receita delicada e intensa. Ideal também é ser acompanhado pelo rosé da adega da região, A Serenada, um vinho comemorativo do aniversário do restaurante.

Arroz cremoso com peixe e camarão
Gonçalo F. Santos

Ana Moura explica a raiz e os “meandros” deste prato. Lembra que “o arroz é um dos produtos mais tradicionais de Portugal” e que “há poucos países que consumam tanto arroz como nós, para acompanhar peixe, carne, ou mesmo o arroz por si só”.

“Gosto muito deste prato que simboliza não só o país, mas em especial o litoral e como, no Lamelas, fazemos questão de trabalhar muito com peixe, faz todo o sentido ter um arroz de peixe e marisco.” “Todo o nosso peixe provém da lota de Sines, chega diariamente e é comprado na banca da Rosa Gagarine, no mercado de Santiago de Cacém, uma das melhores bancas de peixe do país.” Revela que “o peixe é preparado separadamente do arroz para que os dois sabores se evidenciem, sem interferir”. “O arroz, carolino, é preparado num refogado com cebola, tomate e pimento encarnado, e aqui o tempo é valioso” porque “o refogado é muito bem refogado, depois junta-se o arroz e vinho branco, usando quase uma técnica do risotto italiano, mas só com produtos portugueses, vai-se juntando o caldo de peixe e termino com uma manteiga de camarão que é resultado das cabeças de camarão salteadas.

Chef Ana Moura
Gonçalo F. Santos

Este prato é, sem dúvida, digno de prova, mas a ementa do restaurante Lamelas (Rua Cândido da Silva, 55, Porto Covo. Tel. 924060426) sugere diversas opções que merecem referência como o já famoso “Peixe porco à alentejana”, a “Abrótea com amêijoas, em molho verde” ou “Lula recheada com migas de grelos e paté de ovas de pescada”. Como informação complementar refiram-se os dois pratos do campo que constam da ementa: “Arroz caldoso de coelho” e “Migas com chouriço e entrecosto”.

Lamelas

A equipa Boa Cama Boa Mesa está a percorrer o país para selecionar hotéis e restaurantes que vão integrar o guia anual, a publicar em abril de 2024. Até lá, fique a conhecer algumas das sugestões que justificam a viagem

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate