Conheça o projeto na Madeira que ganhou o prémio Turismo Gastronómico 2023
Razão Restaurante, no Socalco Nature Calheta, vencedor na categoaria Turismo Gastronómico 2023
Instalado no Socalco Nature Calheta, o Razão Restaurante, liderado por Octávio Freitas foi distinguido na categoria “Turismo Gastronómico”, na quinta edição do Prémio Nacional de Turismo. As boas práticas ambientais, o contributo para a economia local e a responsabilidade social são fatores complementares em destaque
“Ter uma horta ‘à mão’ é o sonho de qualquer cozinheiro.” Assim começa o texto da edição de 2023 do Guia Boa Cama Boa Mesa sobre o Razão Restaurante, estreado em outubro de 2020. Na verdade, basta abrir a porta da cozinha para estarmos com os pés no quintal do Socalco Nature Calheta, uma unidade de Turismo em Espaço Rural, com 15.000m2, localizado na Calheta, ilha da Madeira.
A inspiração no receituário madeirense está presente em cada prato, mas a importância maior é atribuída ao produto local. O “Km 0” é literalmente respeitado por Octávio Freitas se nos cingirmos aos hortícolas. Estes são colhidos, todos os dias, da horta, espaço agrícola cultivado em socalcos. A tarefa de hortelão é da inteira responsabilidade de Sisaltino Freitas, pai do chef madeirense, que, com paixão, se dedica à terra.
Razão Restaurante
Warren Lecart
Desde a estreia, no Razão Restaurante “os acompanhamentos são preparados em função do que é produzido”, advoga Octávio Freitas, profundo adepto da sazonalidade da matéria-prima. Sem esquecer a premissa “quilómetro zero”: “os ovos são do meu vizinho de baixo. Tenho um senhor à frente do Socalco a quem compro o mango todo no verão.”
O peixe é comprado “a uma pessoa que também começou o negócio em plena pandemia. Todos os dias, às 6h00, manda-me fotografias do peixe: atum, chicharro, cavalas… Como não tenho uma estrutura de 300 quartos, posso comprar peixe naquela dimensão”, explica o chef. Na cozinha do Razão Restaurante, instalados no edifício principal do Socalco Nature Calheta, os produtos “falam por si”. São confecionados, de modo a deixar enaltecer os sabores, sem desvirtuar, graças à qualidade e à frescura.
Chef Octávio Freitas
Warren Lecart
Estas são apenas algumas das muitas histórias relacionadas com o Razão Restaurante. Todas contribuem para a sustentabilidade ambiental, à qual acresce a prevenção do desperdício alimentar. “O pão, que faço no Razão, no dia seguinte aproveito para fazer migas ou açordas”, exemplifica. Ao mesmo tempo, há um compromisso social, ação que envolve a integração de mulheres, com mais de 60 anos, “que tiveram o primeiro emprego com esta idade”, sublinha Octávio Freitas.
A responsabilidade social é extensível à paróquia da Calheta. Como parte da igreja local cedeu parte do terreno para o estacionamento do Socalco Nature Calheta, o chef Octávio Freitas faz questão em ir à catequese duas ou três vezes por ano. Aqui, o objetivo é “falar com os miúdos sobre empreendedorismo e, deste modo, ‘alimentar’ a interação do projeto com a comunidade local”.
Razão Restaurante
Sem mais delongas, é de referir ainda os vinhos de Octávio Freitas. Chamam-se Galatrixa e a primeira edição é de 2022. A vinha está plantada nos socalcos da propriedade, a partir da qual é produzido o vinho branco, perfeito para acompanhar as entradas, os pratos de peixe e até os de carne, confecionados no Razão Restaurante.
Razão Restaurante
Warren Lecart
Com preço médio de €35 pode ler-se no Guia Boa Cama Boa Mesa sobre o Razão Restaurante (Socalco Nature Calheta, Caminho do Lombo do Salão, 13, Calheta. Tel. 291146910): “Ter uma horta ‘à mão’ é o sonho de qualquer cozinheiro, e Octávio Freitas, chef e proprietário deste restaurante, conseguiu concretizá-lo. Mal se abre a porta da cozinha, está-se junto a uma imensidão de legumes e vegetais. Sabedoria e imaginação são os ingredientes que se seguem, para dar azo a pratos cheios de sabor, de acordo com a sazonalidade ditada pela Natureza. Esta premissa é ponto assente do princípio ao fim dos menus de degustação Experiência Estações e Especial Razão, respetivamente de quatro e cinco momentos. Ambos são facilmente adaptados a opções vegetarianas, vegans e sem glúten. Tudo é servido com a simplicidade de um mestre. Sem descurar o peixe ou a carne, levada por fornecedores da terra, nem o pão caseiro e a fruta, também servidos ao pequeno-almoço. A seleção de vinhos merece atenção, em particular o Galatrixa, corruptela de lagartixa, produzido a partir das castas ali plantadas, bem como os pratos especiais do chef.”
Os vencedores da quinta edição do Prémio Nacional de Turismo
O Razão Restaurante venceu o Prémio Nacional de Turismo 2023, na categoria de Turismo Gastronómico, sucedendo ao projeto Chefs on Fire, vencedor na última edição desta iniciativa do Expresso e BPI.