Boa Cama Boa Mesa

Conheça o projeto na Madeira que ganhou o prémio Turismo Gastronómico 2023

Razão Restaurante, no Socalco Nature Calheta, vencedor na categoaria Turismo Gastronómico 2023
Razão Restaurante, no Socalco Nature Calheta, vencedor na categoaria Turismo Gastronómico 2023

Instalado no Socalco Nature Calheta, o Razão Restaurante, liderado por Octávio Freitas foi distinguido na categoria “Turismo Gastronómico”, na quinta edição do Prémio Nacional de Turismo. As boas práticas ambientais, o contributo para a economia local e a responsabilidade social são fatores complementares em destaque

“Ter uma horta ‘à mão’ é o sonho de qualquer cozinheiro.” Assim começa o texto da edição de 2023 do Guia Boa Cama Boa Mesa sobre o Razão Restaurante, estreado em outubro de 2020. Na verdade, basta abrir a porta da cozinha para estarmos com os pés no quintal do Socalco Nature Calheta, uma unidade de Turismo em Espaço Rural, com 15.000m2, localizado na Calheta, ilha da Madeira.

A inspiração no receituário madeirense está presente em cada prato, mas a importância maior é atribuída ao produto local. O “Km 0” é literalmente respeitado por Octávio Freitas se nos cingirmos aos hortícolas. Estes são colhidos, todos os dias, da horta, espaço agrícola cultivado em socalcos. A tarefa de hortelão é da inteira responsabilidade de Sisaltino Freitas, pai do chef madeirense, que, com paixão, se dedica à terra.

Razão Restaurante
Warren Lecart

Desde a estreia, no Razão Restaurante “os acompanhamentos são preparados em função do que é produzido”, advoga Octávio Freitas, profundo adepto da sazonalidade da matéria-prima. Sem esquecer a premissa “quilómetro zero”: “os ovos são do meu vizinho de baixo. Tenho um senhor à frente do Socalco a quem compro o mango todo no verão.”

O peixe é comprado “a uma pessoa que também começou o negócio em plena pandemia. Todos os dias, às 6h00, manda-me fotografias do peixe: atum, chicharro, cavalas… Como não tenho uma estrutura de 300 quartos, posso comprar peixe naquela dimensão”, explica o chef. Na cozinha do Razão Restaurante, instalados no edifício principal do Socalco Nature Calheta, os produtos “falam por si”. São confecionados, de modo a deixar enaltecer os sabores, sem desvirtuar, graças à qualidade e à frescura.

Chef Octávio Freitas
Warren Lecart

Estas são apenas algumas das muitas histórias relacionadas com o Razão Restaurante. Todas contribuem para a sustentabilidade ambiental, à qual acresce a prevenção do desperdício alimentar. “O pão, que faço no Razão, no dia seguinte aproveito para fazer migas ou açordas”, exemplifica. Ao mesmo tempo, há um compromisso social, ação que envolve a integração de mulheres, com mais de 60 anos, “que tiveram o primeiro emprego com esta idade”, sublinha Octávio Freitas.

A responsabilidade social é extensível à paróquia da Calheta. Como parte da igreja local cedeu parte do terreno para o estacionamento do Socalco Nature Calheta, o chef Octávio Freitas faz questão em ir à catequese duas ou três vezes por ano. Aqui, o objetivo é “falar com os miúdos sobre empreendedorismo e, deste modo, ‘alimentar’ a interação do projeto com a comunidade local”.

Razão Restaurante

Sem mais delongas, é de referir ainda os vinhos de Octávio Freitas. Chamam-se Galatrixa e a primeira edição é de 2022. A vinha está plantada nos socalcos da propriedade, a partir da qual é produzido o vinho branco, perfeito para acompanhar as entradas, os pratos de peixe e até os de carne, confecionados no Razão Restaurante.

Razão Restaurante
Warren Lecart

Com preço médio de €35 pode ler-se no Guia Boa Cama Boa Mesa sobre o Razão Restaurante (Socalco Nature Calheta, Caminho do Lombo do Salão, 13, Calheta. Tel. 291146910): “Ter uma horta ‘à mão’ é o sonho de qualquer cozinheiro, e Octávio Freitas, chef e proprietário deste restaurante, conseguiu concretizá-lo. Mal se abre a porta da cozinha, está-se junto a uma imensidão de legumes e vegetais. Sabedoria e imaginação são os ingredientes que se seguem, para dar azo a pratos cheios de sabor, de acordo com a sazonalidade ditada pela Natureza. Esta premissa é ponto assente do princípio ao fim dos menus de degustação Experiência Estações e Especial Razão, respetivamente de quatro e cinco momentos. Ambos são facilmente adaptados a opções vegetarianas, vegans e sem glúten. Tudo é servido com a simplicidade de um mestre. Sem descurar o peixe ou a carne, levada por fornecedores da terra, nem o pão caseiro e a fruta, também servidos ao pequeno-almoço. A seleção de vinhos merece atenção, em particular o Galatrixa, corruptela de lagartixa, produzido a partir das castas ali plantadas, bem como os pratos especiais do chef.”

O Razão Restaurante venceu o Prémio Nacional de Turismo 2023, na categoria de Turismo Gastronómico, sucedendo ao projeto Chefs on Fire, vencedor na última edição desta iniciativa do Expresso e BPI.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate