Boa Cama Boa Mesa

Suítes com pátios e quinta pedagógica convidam a descobrir novo turismo rural em Estremoz

Reflexos d'Alma
Reflexos d'Alma
Reflexos d' Alma

Bem-vindo ao Reflexos d’Alma! Este turismo rural, localizado às portas de Estremoz, espelha o sossego da região. Está desenhado para casais, mas é também destinado a famílias, ou não fossem os animais sinónimo de calma para as crianças

Após 17 anos fora do país, Valter Águas decide regressar e procurar uma propriedade para iniciar uma vida mais ligada à terra. Apesar de, inicialmente, o interesse pender para a Costa Vicentina, quis o destino que chegasse, em 2020, a Veiros, freguesia do concelho de Estremoz, a escassa distância da fronteira com o distrito de Portalegre. É aqui que se instala o turismo rural Reflexos d’Alma.

Reflexos d'Alma

Os primeiros tempos foram de incerteza. “Coloquei aqui uma caravana, para andar com as obras para frente”, conta Valter Águas. Com a passagem do tempo, ergueu-se o edifício onde ficam seis suítes (a partir de €130). Destas, quatro dispõem de pátio exterior, com espelho de água e voltado para a piscina infinita, e duas são constituídas por um pátio interior e janela no teto, perfeito para observar as estrelas na ausência de nuvens no céu. A receção e o apartamento (T2) estão instalados no edifício principal. Plantou 100 oliveiras centenárias e um pomar, com uma centena de árvores de fruto. A horta biológica é já uma realidade.

Reflexos d'Alma
Paulo Veiga

A ligação às áreas de hotelaria e restauração permitiu que Valter Águas pusesse em prática o conhecimento. A sensibilidade para com o que é produzido no nosso país também. O pavimento de ambos os edifícios é feito a partir do ladrilho de Santa Catarina, típico do Algarve. Há mármore de Vila Viçosa e calçada alentejana. O reboco das casas “é afagado à maneira antiga, com as costas da colher [de pedreiro]”, para conferir o aspeto rústico, ou não estivéssemos no Alentejo. As peças de mobiliário são o resultado de um trabalho de mestria realizado por um marceneiro do Porto. “É uma construção moderna, com toques artesanais”, define o proprietário.

Reflexos d'Alma

A envolvente é dominada pela Natureza muito perto do estado selvagem e pelo silêncio, não obstante o calcorrear discreto das cabras e das ovelhas, durante o dia. Estas fazem parte da quinta pedagógica do Reflexos d’Alma, uma espécie de arca de Noé, com galinhas, patos, coelhos, perdizes, póneis, cavalos, periquitos. Todos conquistam a atenção dos hóspedes mais novos. “Está tudo vedado, portanto as crianças andam à vontade”, assegura Valter Águas. Os adultos preferem os recantos para pôr a leitura em dia, as camas-de-rede, para descansar, e a piscina, convidativa ao mergulho nos dias soalheiros e cenário perfeito para ver o pôr-do-sol na espreguiçadeira.

Reflexos d'Alma
Paulo Veiga

“Tudo aqui à volta é calmo. As pessoas procuram isto. Já tivemos clientes que vieram três vezes”, afirma o proprietário do Reflexos d’Alma, olhando pelas portadas de vidro, que dão acesso à pérgola, um agradável lounge criado ao ar livre, com churrasqueira e lareiras. Eis o espaço ideal para tomar o pequeno-almoço quando o tempo está de feição. Há enchidos e queijos regionais, pão alentejano e pequenos mimos de uma padaria da vizinha Veiros. As refeições ligeiras são servidas durante a tarde. O bar está aberto à noite. Sob reserva, pode utilizar a cozinha ou fazer um churrasco, para um jantar descontraído no meio do campo.

Reflexos d'Alma

Passeios equestres, de bicicleta, jipe e balão complementam a lista de atividades do Reflexos d’Alma (EN 372, km 40,095, Veiros. Tel. 268011718), um miradouro quase secreto no Alentejo. No final, vale o piquenique a sério, seguido de uma merecida sesta neste pequeno paraíso.

Reflexos d'Alma

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate